Comandada por partido único há 72 anos, a China questionou se o governo dos Estados Unidos está habilitado para promover a Cúpula para a Democracia.
A interpelação partiu do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, nesta quinta-feira, 9. Na mesma data, o presidente dos EUA, Joe Biden, deu início ao evento em prol da democracia.
A conferência ocorre em ambiente virtual e conta com a participação de 110 países. Assim como os russos e os iranianos, os chineses não estão entre os convidados. Contudo, Taiwan figura entre os participantes. Os norte-americanos veem a ilha como um modelo de democracia na região.
Com um governo próprio e independente, a ilha se declara soberana. No entanto, Pequim reivindica o território para si e faz pressão para outros países não reconhecerem a autonomia taiwanesa.
Recentemente, o governo da China criticou a presença norte-americana em Taiwan. Os chineses ainda ameaçaram punir criminalmente os apoiadores da independência da ilha. Em outubro, o presidente chinês, Xi Jinping, declarou que “a reunificação deve ser alcançada, e sem dúvida será alcançada“.
Além disso, os Estados Unidos acusam o país asiático de promover um genocídio contra a minoria Uigure, na província Xinjiang. Nesta semana, os norte-americanos, e os governos de outros três países que também adotaram a democracia como regime político, anunciaram um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim.
O pior é o que irá acontecer ao Brasil se , por um grande azar , o Lula for eleito em 2022 ! Nós iremos nos tornar um protetorado chinês para produzir alimentos e matérias primas para eles ,soba ditadura esquerdista e sem liberdades como os habitantes de Hong Kong !
sob a ditadura ,é claro !
Piada é a China falar sobre democracia e o Biden se achar um “democrata”. Não sei qual é mais hipócrita.
Viva Taiwan!!
Convidar ditadores pra quê? Essa gente tinha é que estar na cadeia.
Nooossssaaaa……se tivesse sido o Trump a excluir os chineses, a imprensa convencional tava decretando estado de calamidade internacional, mas como é o camarada JB (dos EUA, não JB o do BR) está o maior silêncio….
A China é uma piada. Só rindo.
ESTÁ SENDO FEITO O RASCUNHO DE UM DESENHO DE GUERRA .