publicidade
Mundo

Ditadura chinesa questiona Cúpula para a Democracia dos EUA

Chineses não foram convidados para o evento organizado pelo presidente Biden

empresas chinesas
Photographer: Lintao Zhang/

Comandada por partido único há 72 anos, a China questionou se o governo dos Estados Unidos está habilitado para promover a Cúpula para a Democracia.

A interpelação partiu do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, nesta quinta-feira, 9. Na mesma data, o presidente dos EUA, Joe Biden, deu início ao evento em prol da democracia.

Receba nossas atualizações

A conferência ocorre em ambiente virtual e conta com a participação de 110 países. Assim como os russos e os iranianos, os chineses não estão entre os convidados. Contudo, Taiwan figura entre os participantes. Os norte-americanos veem a ilha como um modelo de democracia na região.

Com um governo próprio e independente, a ilha se declara soberana. No entanto, Pequim reivindica o território para si e faz pressão para outros países não reconhecerem a autonomia taiwanesa.

Recentemente, o governo da China criticou a presença norte-americana em Taiwan. Os chineses ainda ameaçaram punir criminalmente os apoiadores da independência da ilha. Em outubro, o presidente chinês, Xi Jinping, declarou que “a reunificação deve ser alcançada, e sem dúvida será alcançada“.

Além disso, os Estados Unidos acusam o país asiático de promover um genocídio contra a minoria Uigure, na província Xinjiang. Nesta semana, os norte-americanos, e os governos de outros três países que também adotaram a democracia como regime político, anunciaram um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim.

Leia mais sobre:

8 comentários
  1. João Carlos de Souza Carvalho
    João Carlos de Souza Carvalho

    O pior é o que irá acontecer ao Brasil se , por um grande azar , o Lula for eleito em 2022 ! Nós iremos nos tornar um protetorado chinês para produzir alimentos e matérias primas para eles ,soba ditadura esquerdista e sem liberdades como os habitantes de Hong Kong !

  2. Roberto Fakir
    Roberto Fakir

    Piada é a China falar sobre democracia e o Biden se achar um “democrata”. Não sei qual é mais hipócrita.

  3. PCC
    PCC

    Convidar ditadores pra quê? Essa gente tinha é que estar na cadeia.

  4. Jefferson Oliveira
    Jefferson Oliveira

    Nooossssaaaa……se tivesse sido o Trump a excluir os chineses, a imprensa convencional tava decretando estado de calamidade internacional, mas como é o camarada JB (dos EUA, não JB o do BR) está o maior silêncio….

  5. Welmar Antonio Braga Rabello
    Welmar Antonio Braga Rabello

    ESTÁ SENDO FEITO O RASCUNHO DE UM DESENHO DE GUERRA .

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade