O jornal mais antigo da Nicarágua, La Prensa, suspendeu a circulação de sua edição impressa por falta de papel. Segundo o veículo de comunicação, que tem 95 anos de história, o material está retido pelas autoridades alfandegárias locais. O jornal afirma que o ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, é responsável pela apreensão.
Leia mais: “Ditador da Nicarágua chama embaixadores de Argentina, México, Colômbia e Costa Rica”
“O papel se encontra sequestrado porque as autoridades da Direção Geral de Alfândega não aprovam o trâmite do pedido de isenção feito pelo La Prensa desde 26 de julho”, informou a publicação em seu site. Segundo o artigo 68 da Constituição Política da Nicarágua, os meios de comunicação, como La Prensa, estão isentos de qualquer tipo de imposto.
Leia também: “Oposição a Daniel Ortega começa a fugir da Nicarágua”
Não é a primeira vez que o jornal enfrenta problemas com o fornecimento de papel, mas é a primeira ocasião que a edição impressa deixa de circular. “Não poderemos fazer edições impressas até que eles liberem nossa matéria-prima, mas eles não irão nos silenciar”, afirmou o veículo.
Escalada da ditadura
O embargo é apenas uma parte da repressão de Ortega na Nicarágua, que já levou 32 líderes da oposição para a prisão, incluindo sete pré-candidatos presidenciais, a cassação de todos os partidos de oposição, e impôs uma eleição sem concorrência.
No início deste mês, o Conselho Supremo Eleitoral local anulou o partido de direita Cidadãos pela Liberdade, que lidera uma aliança opositora contra a permanência de Ortega no poder.
Ditadores, aqui são supostos juízes, que até um deles já´defedeu uma cooperativa do pcc