publicidade
Mundo

Doses de reforço frequentes da vacina prejudicam resposta imunológica

É o que advertiu a 'Anvisa' da União Europeia

transplante de órgão vacina contra covid
Fotos: Myke Sena/MS

A “Anvisa” da União Europeia (EMA, na sigla em inglês) levantou dúvidas sobre a estratégia de vacinação contra a covid-19 com repetidas doses de reforço em curtos intervalos de tempo. O alerta foi feito por Marco Cavaleri, diretor para estratégia de vacinação da EMA, em entrevista coletiva na terça-feira 11.

Conforme o especialista, ainda não há dados que apoiem a necessidade de uma quarta dose da vacina. “Enquanto a aplicação de doses adicionais pode fazer parte de planos de contingência, vacinações repetidas em intervalos curtos não seriam uma estratégia sustentável de longo prazo”, disse.

Receba nossas atualizações

Cavaleri advertiu que a estratégia de oferecer doses de reforço a cada quatro meses pode sobrecarregar a resposta imunológica dos indivíduos. Para ele, caso a necessidade de aplicação de repetidas doses seja comprovada, seria melhor espaçá-las, como é feito com as vacinas anuais contra gripe.

“Reforços podem ser feitos uma vez, talvez duas. Mas não são nada que devemos pensar que deva ser feito constantemente”, alertou. “Ninguém sabe exatamente quando o fim do túnel será alcançado, mas nós chegaremos lá”, observou. “Estamos no caminho para que o vírus se torne mais endêmico”.

Leia também: “A defesa da autonomia médica é essencial”, artigo publicado na Edição 93 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Silvia Helena
    Silvia Helena

    E é por isso que estão fazendo tantas ameaças aos não vacinados: a grande maioria que tomou vacina uma hora vai cair na real que vacina não pode ser tomada com essa frequência que está sendo imposta e eu acredito que muita gente não vai entrar nessa de reforço a toda hora. Tá na cara que isso deve ser prejudicial. Qual o caminho? Encontrar meios de punir quem se recusar a ficar repetidamente tomando esse experimento insano.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.