É o que mostra índice que analisa dados de cartões de crédito no país asiático
O Japão vai dando sinais de que a sua economia vai se recuperando ao vírus chinês. De acordo com a consultoria de dados Nowcast, o país apresentou crescimento no consumo na segunda quinzena de maio. Foi leve, mas foi um indicador positivo.
Leia mais: “Japão vai investir 300 milhões de dólares em produção de vacina”
Para afirmar que, nesse sentido, o crescimento no consumo ocorreu no Japão, a Nowcast teve como base dados disponibilizados pela JCB. A saber, é uma das empresas que atuam no segmento de cartão de crédito no país asiático. Dessa forma, o uso dos clientes da JCB foi mapeado.
Dessa forma, a consultoria viu maio terminar com tendência de crescimento. Isso porque a primeira quinzena do mês fechou com queda de 30,7% no comparativo com os primeiros quinze dias de janeiro deste ano. A segunda parte de maio, contudo, apresentou retração menor — pois quando comparada com o mesmo período de janeiro. Nesse sentido, fechou com queda de 21,7%.
Impulsionado pelo álcool
Com base nos dados dos cartões de crédito dos clientes da JCB, a Nowcast analisou que o leve crescimento no consumo japonês se deve, de certo modo, a um produto relacionado aos tempos de pandemia de covid: o álcool. A compra do antisséptico cresceu 38,1%. O consumo de streaming de conteúdo também aumentou na segunda quinzena de maio, conforme informa a agência NHK. A elevação foi de 30,1%.
OESTE PELO MUNDO: Confira os últimos conteúdos publicados sobre o Japão
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES: “A retomada — os setores da economia que vão reagir rapidamente” | Reportagem de capa da edição 12 da Revista Oeste