publicidade
Mundo

Equador: nova onda de terror deixa ao menos 15 mortos

Neste sábado, 30, um ataque deixou 8 pessoas mortas e outras 8 feridas em Guayaquil

Equador violência
Segundo as autoridades equatorianas, os feridos estão sob proteção policial |Foto: Reprodução/@notimundoec

Um ataque armado na cidade portuária de Guayaquil deixou ao menos oito mortos e outras oito pessoas feridas neste sábado, 30, marcando um nova onda de terror no Equador. Em apenas dois dias, a escalada da violência contabilizou mais de 15 mortos.

Segundo a polícia, vários homens armados a bordo de um veículo abriram fogo contra um grupo de pessoas por volta das 18h55 pelo horário local (16h55 pelo horário de Brasília).

Receba nossas atualizações

Duas vítimas morreram no local, e as outras chegaram a ser levadas com vida para o hospital mas não resistiram aos ferimentos.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Segundo as autoridades, os feridos estão sob proteção policial.

Equador violência
O momento do ataque às vítimas de Guayaquil neste sábado, 30 |Foto: Reprodução/@notimundoec

Traficantes mataram turistas

Há dois dias, o Equador registrou outro massacre quando cinco turistas foram sequestrados e mortos no balneário de Ayampe, a 120 quilômetros Guayaquil, por cerca de 20 traficantes de drogas que invadiram o hotel onde eles estavam.

De acordo com a polícia, os criminosos confundiram os turistas com membros de uma gangue rival.

Depois de se solidarizar com as famílias das vítimas, o presidente do Equador, Daniel Noboa, escreveu no Twitter/X que os traficantes não iriam intimidá-los.

“Isso é um sinal claro de que o narcoterrorismo e seus aliados estão procurando espaços para nos aterrorizar”, afirmou Noboa, “mas eles não terão sucesso”.

Também na sexta-feira Santa, quatro pessoas, incluindo um oficial militar, foram mortas a tiros na cidade de Manta, a 100 quilômetros de Ayampe.

Taxa de homicídios quadruplicou

Anteriormente considerado um bastião de paz na América Latina, o Equador foi mergulhado em crise após anos de expansão de cartéis transnacionais que usam seus portos para enviar drogas para os Estados Unidos e Europa.

O país está sob o domínio de facções criminosas. A taxa de homicídios passou de 6 por 100 mil habitantes em 2018 para o recorde de 43 por 100 mil em 2023.

Ha uma semana, no domingo, 24, a prefeita da cidade costeira de San Vicente, Brigitte Garcia, de apenas 27 anos, foi encontrada morta a tiros junto com o diretor de comunicações do município, Jairo Loor.

Leia também: “Prefeita de cidade do Equador é assassinada em meio a estado de excessão”

Na quarta-feira, 27, uma rebelião em uma prisão de Guayaquil deixou três presos mortos e seis feridos.

Estado de emergência

Em janeiro, Noboa impôs estado de emergência e declarou que o país estava em situação de “guerra” contra gangues, depois de uma onda de violência desencadeada com a fuga da prisão do líder do grupo Los Choneros, Adolfo Macias, conhecido como Fito.

Desde então, o exército foi colocado nas ruas e assumiu o controle das prisões do país. No ano passado, um recorde de 220 toneladas de drogas foram apreendidas.

Nos últimos anos, a série de rebeliões no Equador deixou cerca de 460 pessoas mortas.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade