EUA apostam em vacina da Novavax para ‘convencer’ quem ainda não se imunizou

Imunizante, o quarto a ser disponibilizado para os norte-americanos, é feito a partir de tecnologia de 30 anos atrás
-Publicidade-
CDC espera que vacina com tecnologia já conhecida 'convença' norte-americanos ainda não imunizados
CDC espera que vacina com tecnologia já conhecida 'convença' norte-americanos ainda não imunizados | Foto: Divulgação/Unsplash

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, 19, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos aprovou o uso da vacina Novavax e recomendou o uso para adultos que não tomaram nenhuma dose dos outros imunizantes já liberado no país — os produzidos por Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson (Janssen).

Segundo o comunicado, a vacina, feita a partir da proteína do vírus, é uma tecnologia já utilizada nos EUA há 30 anos e estará disponível nas próximas semanas. “As vacinas que usam subunidades de proteína são empregadas há mais de 30 anos nos Estados Unidos, sendo a primeira vacina licenciada contra hepatite B. Outras vacinas de subunidade de proteína usadas nos Estados Unidos hoje incluem aquelas para proteger contra influenza e coqueluche”, diz a nota.

De acordo com a imprensa norte-americana, a Novavax, uma empresa farmacêutica de Maryland, recebeu financiamento federal significativo para desenvolver sua vacina, mas ficou muito atrás na corrida com as grandes farmacêuticas.

-Publicidade-

Mesmo assim, a expectativa é que o imunizante atraia os norte-americanos que até agora se recusaram a ser vacinados, especialmente com as tecnologias de RNA mensageiro, que são os da Pfizer e da Moderna. A estimativa é que mais de 30 milhões de adultos norte-americanos não tomaram nenhuma dose de vacina contra a covid-19.

A diretora do CDC, Rochelle Walensky, falou diretamente a esses norte-americanos: “Se você estava esperando por uma vacina covid-19 baseada em uma tecnologia diferente das disponíveis anteriormente, agora é a hora de se juntar aos milhões de norte-americanos que foram vacinados.” Segundo ela, os casos de covid-19 estão aumentando novamente em várias partes do país, e “a vacinação é fundamental para ajudar a proteger contra as complicações da doença”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

6 comentários Ver comentários

  1. Como se trata de uma vacina com proteínas do vírus, e não apenas uma parte específica do seu RNA, a Novavax tende a ser mais efetiva como dose de reforço, com efeito mais prolongado. Isso a Globo não mostra…

  2. Essa é mais confiável, mas diante do enfraquecimento do vírus, acho bobagem tomar agora. Provavelmente esses que ainda não tomaram já foram infectados, curados e estão com imunidade natural, que existe, embora tentam negar.

  3. Vamos completar o dinheiro que os laboratórios previam em ganhar com as vacinas, me engana que eu gosto! Queriam testar estas porcarias, na humanidade, agora volta para as tradicionais, quanta gente morreram, que poderiam terem sido salvas. Essa gente irá pagar caro!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.