FDA aprova pílula da Pfizer contra covid-19

Comprimidos devem ser tomados a cada 12 horas durante um período de cinco dias
-Publicidade-
Pílula antiviral da Pfizer apresentou eficácia de 90% em ensaios clínicos
Pílula antiviral da Pfizer apresentou eficácia de 90% em ensaios clínicos | Foto: Reprodução

A Food and Drug Administration (FDA), agência regulatória sanitária dos Estados Unidos, aprovou nesta quarta-feira, 22, o uso emergencial de um medicamento antiviral oral da Pfizer contra a covid-19.

“Essa aprovação fornece uma nova ferramenta para combater a covid-19 em um momento crítico da pandemia, em que novas variantes estão surgindo”, anunciou Patrizia Cavazzoni, do FDA, em um comunicado.

O medicamento (Paxlovid) pode ser administrado em pacientes com 12 anos ou mais e que pesem pelo menos 40 quilos. O público-alvo são pessoas que estejam sob alto risco de evolução da doença para casos graves.

-Publicidade-

Segundo o FDA, os comprimidos devem ser tomados a cada 12 horas durante um período de cinco dias. O uso do remédio precisa ser autorizado por prescrição médica.

A eficácia da pílula antiviral da Pfizer é de cerca de 90% contra a covid-19, na prevenção de hospitalizações e mortes em pacientes com alto risco, segundo a farmacêutica. Dados preliminares apontam que a droga mantém a mesma efetividade contra a variante Ômicron do coronavírus.

No estudo desenvolvido pela Pfizer, ninguém que recebeu o tratamento morreu, em comparação com as 12 mortes registradas entre aqueles que receberam placebo.

A agência norte-americana também está analisando uma outra pílula antiviral, desenvolvida pela Merck, que mostrou menor eficácia em relação à da Pfizer. O medicamento da Merck (molnupiravir) diminuiu as hospitalizações e mortes em seu ensaio clínico envolvendo pacientes de alto risco em 30%.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.