publicidade
Mundo

Fernández é reprovado por 75% dos argentinos

Segundo pesquisa da Universidade de San Andrés, apenas 21% da população local aprova o presidente do país

Fernández
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, não tem motivos para sorrir. O país enfrenta uma crise política severa, e a economia está em frangalhos. Esse cenário influencia a percepção da população sobre o governo peronista, como mostra pesquisa elaborada pela Universidade de San Andrés.

De acordo com o levantamento, o índice de reprovação de Fernández é de 75%, enquanto apenas 21% dos argentinos dizem aprovar sua gestão. Pela primeira vez, a imagem positiva do peronista ficou abaixo da de Cristina Kirchner, vice-presidente do país: 17% contra 20%.

Receba nossas atualizações

Crise generalizada

Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos (Indec), a inflação anual no país atingiu quase 65%. Trata-se do pior patamar desde 1992, observado durante o governo do ex-presidente Carlos Menem.

No primeiro semestre deste ano, a inflação ficou em 37%. Os dados confirmam as projeções do Banco Central da Argentina, que, há alguns meses, previu que a inflação alcançaria o atual patamar. Segundo a agência de notícias Bloomberg, os preços devem subir aproximadamente 90% no fim do ano.

A volta do peronismo

Desde 2007, Cristina dá as cartas na política argentina, como mostra reportagem publicada na Edição 121 da Revista Oeste. Houve apenas um breve intervalo no governo de Mauricio Macri. “Ele assumiu a Presidência no fim de 2015, depois de 12 anos dos Kirchners — Nestor, marido de Cristina, precedeu os mandatos dela”, escreveu Silvio Navarro. “Macri foi eleito por apresentar uma agenda econômica liberal, para sufocar a inflação e sanar a crise fiscal — o país era o 138º colocado no ranking dos cobradores de impostos do Fórum Econômico Mundial. Não fez nada disso: aumentou os gastos públicos, não privatizou estatais (só a Aerolíneas Argentinas dava prejuízo de US$ 2 milhões por dia), congelou preços e deu aumento para o funcionalismo.”

Clique aqui para ler a reportagem completa.

Leia mais sobre:

13 comentários
  1. Manfred Trennepohl
    Manfred Trennepohl

    O povo argentino quis essa gang de volta no poder. O resultado está aí, é o preço a pagar. Que sirva de lição aos saudosistas do maior ladrão de dinheiro dos pagadores de impostos do Brasil, que desejam a volta deste. O resultado será o mesmo que na Argentina.

  2. Vladimir Morosov
    Vladimir Morosov

    21% de aloprados identicamente como por aqui! Não interessa os feitos! Interessa que é da esquerda e ponto final!

  3. JOAQUIM GOMES JUNIOR
    JOAQUIM GOMES JUNIOR

    Essa universidade é bem mais honesta do que o Data Folha.

  4. Marcelo Hort
    Marcelo Hort

    Até quando os argentinos vão ser iluididos por este título “peronistas” O nível da cegueira é alto. Usam este título como fachada. Além de incompetentes e burros são safados. Acorda Brasil!

  5. Júlio Rodrigues Neto
    Júlio Rodrigues Neto

    Eleitores insatisfeitos na Argentina e no Chile. Alerta VERMELHO aceso.

  6. Paulo Renato Versiani Velloso
    Paulo Renato Versiani Velloso

    A situação dele ainda está muito boa, com aprovação de 21%. Poderia estar ainda muito pior.

    1. Vladimir Morosov
      Vladimir Morosov

      É o Fã Club como aqui no Brasil! Pessoas cujo senso de raciocínio foi lavado com o líquido tenebroso da esquerdopatia.

  7. R Fortes
    R Fortes

    A marionete portenha não conhece o DataFolha: garantia de 98% de aprovação imediata.

    1. Luiz Barros
      Luiz Barros

      As propostas de lulladrao sao as mesmas dos kirchner, seus parceiros corruptos. E disso q o bichard gosta…

    1. Dercio Conceicao
      Dercio Conceicao

      esses 21% devem estar pendurados em alguma teta da porca já magra e decadente.

  8. PCC
    PCC

    Foram eles que o elegeram, que cada um se responsabilize por suas escolhas. Que sirva de exemplo para o Brasil.

  9. Renato Perim
    Renato Perim

    Favor alterar a manchete para “25% dos Argentinos vivem no mundo de Alice”.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade