A Federação Internacional de Futebol (Fifa) lançou na terça-feira 12 seu próprio serviço de streaming voltado para o mundo do futebol. A plataforma FIFA+ é gratuita e conta com um catálogo repleto de partidas históricas, além de conteúdos ao vivo e documentários sobre esporte.
Segundo a Fifa, o intuito do serviço é conectar os amantes de futebol em um único lugar e oferecer diferentes tipos de conteúdo para agradar tanto o público nostálgico quanto aquele que deseja se aprofundar nos bastidores do futebol ou acompanhar o que acontece em tempo real nos diferentes campeonatos no mundo inteiro.
O serviço de streaming permite uma maior cobertura não só dos campeonatos mundiais, mas também de torneios e ligas que atualmente não possuem cobertura esportiva na TV.
Até o momento, cerca de 1,4 mil partidas, das seis confederações da Fifa, serão transmitidas mensalmente:
- União das Federações Europeias de Futebol;
- Confederação Asiática de Futebol;
- Confederação de Futebol da Oceania;
- Confederação Africana de Futebol;
- Confederação Sul-Americana de Futebol — que o Brasil participa;
- Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe;
Conteúdo histórico
Outra grande novidade é o acervo histórico disponível no FIFA+. Entre as relíquias, estão inclusas diversas partidas históricas da Copa do Mundo na íntegra — como o jogo entre Brasil e Itália, na Copa de 1970, e trechos do jogo entre entre Brasil e Uruguai, na Copa de 1950.
Até a Copa do Mundo do Qatar, o streaming pretende disponibilizar mais de duas mil horas de conteúdo histórico, sendo grande parte inédita para o público. Serão 2,5 mil vídeos de 1950 até 2022.
Docs e séries originais
O novo serviço oferece diversos documentários e outros conteúdos especiais do mundo do futebol, em 11 idiomas. Entre os destaques estão o documentário Ronaldinho: O Homem Mais Feliz do Mundo, que conta a história do craque brasileiro; Capitães, sobre a saga de seis técnicos que lutam para classificar suas seleções para a Copa de 2022; e Depois de Diego, sobre o legado de Maradona, um dos maiores jogadores da história, que morreu em 2021.