Uma fofoca de vilarejo ajudou a desmantelar um cartel de drogas no País de Gales, em 1983.
A operação Seal Bay prendeu um criminoso foragido, na zona rural do oeste do país, e desfez uma rede internacional de tráfico.
A descoberta do abrigo secreto dos traficantes ocorreu graças à curiosidade dos moradores da região.
Saiba como a fofoca de vilarejo ajudou a desmantelar um cartel de drogas no País de Gales
Os líderes do cartel eram Robin Boswell e Soeren Berg-Arnbak. Este último era um ator dinamarquês, foragido havia 11 anos.
Berg-Arnbak é conhecido como um mestre do disfarce e era um dos traficantes de drogas mais procurados da Europa. A prisão dele ocorreu graças às fofocas do vilarejo, quando fazendeiros e pescadores perceberam atividades incomuns na baía.
Ele vivia um estilo de vida milionário, com um iate de luxo e mansões na Itália e na Suíça — até que resolveu se mudar para NewPort, no País de Gales, para fugir dos policiais.
Leia também
O policial Don Evans, um dos agentes que liderou a operação contra o cartel, admitiu à BBC News que as fofocas no vilarejo contribuíram para as investigações. Ele disse à emissora britânica que os moradores locais eram “bisbilhoteiros”.
“Eles subestimaram totalmente a população local e o quanto ela era observadora”, disse Evans. “Ao todo, recebemos 540 depoimentos de pessoas que moram na área.”
Leia também
Os traficantes chamaram a atenção pela primeira vez quando gastaram grandes quantias de dinheiro em um bar. As fofocas sobre o cartel começaram a partir daí.
“Tinha uns homens gastando muito dinheiro”, disse Sue Warner, que morava com os pais em uma fazenda com vista para a costa, perto de Newport. “Pagando por bebidas com notas de 50 libras. Muito dinheiro e grandes carros de luxo — as pessoas começaram a juntar as peças.”
Se todos fizessem o mesmo (denunciar quem demonstra enriquecimento súbito) meta de dos traficantes estariam presos.
O sinal incomum de enriquecimento ilícito e repentino deveria abrir os olhos de todos.