Foguete abandonado deve atingir a Lua em março

Lançado pela SpaceX, o veículo está vagando pelo espaço há sete anos
-Publicidade-
Foto: Divulgação/ Space X
Foto: Divulgação/ Space X

Um foguete modelo Falcon 9, enviado ao espaço há sete anos pela SpaceX, empresa de exploração espacial do bilionário Elon Musk, deve atingir o lado “oculto” da Lua (parte mais distante em relação à Terra) em 4 de março de 2022. Os dados foram coletados por astrônomos.

A rota do Falcon 9 foi determinada através do Guide, um software (programa de computador) de observação de estrelas e asteroides. De acordo com Bill Gray, criador do Guide, será a primeira que um lixo espacial atingirá a Lua acidentalmente. O foguete tem aproximadamente quatro toneladas e está viajando a 2,5 quilômetros por segundo.

O foguete foi lançado na Flórida (EUA) em fevereiro de 2015 como parte de uma missão para enviar um satélite meteorológico ao espaço. O veículo espacial deveria ter voltado para a atmosfera da Terra, mas depois da separação do lançador com o satélite, o segundo estágio do foguete (a parte do veículo sem o lançador) atingiu uma altura tão elevada que não teve combustível suficiente para retornar.

-Publicidade-

Com informações do portal de notícias Ars Technica

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.