publicidade
Mundo

Grupo liderado pelos EUA declara apoio ao governo da Bolívia

Declaração conjunta acusa manifestantes de tentar desestabilizar o trabalho do presidente Rodrigo Paz, de direita

A Iniciativa Escudo das Américas foi lançada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em março de 2026 | Foto: Casa Branca/Molly Riley

Os Estados Unidos e os demais países membros da coalizão Escudo das Américas emitiram nesta quinta-feira, 21, uma declaração conjunta em apoio ao governo da Bolívia. O país enfrenta protestos e bloqueios de estradas, que, segundo a coalizão, buscam “subverter a ordem constitucional e desestabilizar o governo democraticamente eleito” do presidente Rodrigo Paz, que é de direita.

Leia também:“Protestos na Bolívia levam bancos a fechar agências em La Paz

Receba nossas atualizações

Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai e Trinidad e Tobago assinaram a declaração conjunta.

Manifestações e bloqueios na Bolívia

Os protestos na Bolívia começaram no início deste mês, com reivindicações por aumento salarial, melhorias no abastecimento de combustíveis e rejeição à Lei n° 1.720. Nas últimas semanas, porém, as manifestações passaram a exigir a renúncia de Paz.

Aliados do ex-presidente Evo Morales, de esquerda, organizam os protestos. Os atos reúnem sindicatos, mineiros, transportadores e grupos rurais, que criticam as medidas de austeridade adotadas pelo governo e o aumento do custo de vida.

No comunicado, países aliados de La Paz afirmaram que os bloqueios têm dificultado a entrega de combustível e insumos médicos. Além disso, o Escudo das Américas pede que os protestos ocorram de forma pacífica e alerta contra tentativas de derrubar governos democraticamente eleitos.

“Quando os manifestantes recorrem à violência, o governo tem um interesse legítimo na proteção legal da ordem pública”, diz o comunicado do grupo sob liderança dos EUA. “Não podemos permitir a derrubada de líderes democraticamente eleitos em nosso hemisfério, inclusive quando apoiados por criminosos e narcotraficantes.”

O texto também defendeu a gestão de Rodrigo Paz, eleito em 2025 com um discurso de centro-direita voltado para a recuperação da economia boliviana.

Escudo das Américas

A Iniciativa Escudo das Américas foi lançada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, em março deste ano, durante uma cúpula realizada no Trump National Doral Miami. A Bolívia é um dos membros fundadores da coalizão.

A aliança busca combater o tráfico de drogas, o crime organizado transnacional e a migração irregular, além de conter a influência de China, Rússia e Irã no Hemisfério Ocidental.

O Brasil não faz parte da coalizão. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém divergências com a estratégia adotada pelos grupo e prioriza alianças multilaterais, como o Brics.

+Leia mais notícias de Mundo em Oeste

1 comentário
  1. David S
    David S

    Minha gente, não é só dar apoio A ou a B, é respeito à democracia.
    O cara foi eleito numa eleição livre, logo…..

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade