Humanos podem viver além dos 180 anos no final deste século

Pessoa mais velha conhecida até agora chegou aos 122 anos. E só parou de fumar aos 117
-Publicidade-
Kane Tanaka (Foto: reprodução Twitter)
Kane Tanaka (Foto: reprodução Twitter)

Humanos poderão viver pelo menos 130 anos e chegar até a mais de 180 até o final deste século. A conclusão é de Léo Belzille, estatístico da Universidade HEC, de Montreal, Canadá. Segundo Belzille, as estatísticas mostram que “não existe limite para a extensão da vida humana”. Essa extensão só é limitada pela ausência de avanços médicos. Uma Base de Dados Internacional sobre Longevidade está recolhendo informações sobre pessoas que vivem pelo menos até os 110 anos em 13 países.

Segundo as estatísticas, uma pessoa que chega aos 110 tem 50% de viver mais um ano. Essa possibilidade vai caindo com mais idade, mas – estatisticamente – uma pessoa pode chegar aos 180, especialmente com os crescentes avanços da medidicina. Recentemente a pessoa mais velha do mundo, a japonesa Kane Tanaka, comemorou seu 119o aniversário. A francesa Jeanne Calment foi além: estava com 122 anos quando faleceu em 1997. Começou a praticar esgrima aos 85. Ainda andava de bicicleta aos 100. E só parou de fumar aos 117.

Leia também o artigo Que Futuro têm os Velhos?, de Aguinaldo Silva

-Publicidade-
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

21 comentários Ver comentários

    1. Há uma corrente de bons observadores que sustentam a seguinte teoria: O sujeito(a) quando nasce é horroroso, todo inchado e enrrugado e depois vai melhorando sua aparência à medida que avança a idade, até atingir por volta dos 25 anos, onde atinge o seu apogeu. A partir daí, começa a decadência e vai ficando a cada dia mais feio, a feiúra vai aumentando, aumentando… e não adianta botox, cirurgias plásticas , estéticas, etc… é inexorável a feiúra. Então prá que chegar na idade dessa velha horrorosa aí da foto? É só para dar prejuízo para a Previdência Social, só isso.

  1. Quais humanos cara pálida? XI Jinping, Merkel, Macron, Bill Gates, Zuckerberg, Soros, Fauci e alguns outros donos de multinacionais enormes como bigfarmas, bigtechs,? Alguns puxa sacos brasileiros como Barra Torres, João Doria, Renan Calheiros e outros picaretas querem sentar na janelinha da arca de Noé, mas não sabem que essa arca é menor do que imaginam. Vão ficar de fora.

  2. Juro que eu sei que já comentei demais nessa brilhante matéria, mas alguém tem ideia da sorte que nós temos do molusco não estar incluído nessa estatística?

  3. Do jeito que estou vendo as coisas acontecerem, possivelmente a elite muito rica terá chance de viver muitos anos. A grande massa da população terá que produzir para que o primeiro grupo (os ricos) viva mais. Assim, no futuro a grande massa da população mais pobre será “convidada a se retirar da vida” mais cedo — no exato momento em que não mais conseguirá gerar riquezas. Só assim a teoria progressista sobreviverá — para o deleite do grupinho do topo.

  4. A longevidade está associada a vários fatores: estilo de vida; meio ambiente; genética; guerras; epidemias; e por aí vai.

    Desses fatores, acredito que o mais relevante seja a genética. Nesse texto é citado o caso da senhora que fumou praticamente a vida inteira e isso não encurtou sua vida. Eu tenho um caso semelhante na família. Fumou (muito) e bebeu (muito) de dezenove até setenta e poucos anos, e não tem qualquer vestígio nos pulmões e no fígado. Sempre é considerado “um fenômeno” pelos médicos que se deparam com o caso.

    Por isso, acredito que a longevidade, como um traço comum da humanidade, só será atingida através de engenharia genética. Há alguns anos escrevi um conto sobre esse tema, que talvez um dia se transforme num livro… se eu viver o suficiente para isso.

  5. Quanta tolice prometeica… nossa “máquina”, desde sempre, foi criada para durar, no máximo, ao redor destes 120 anos. Sempre foi assim, e não é a média de longevidade da população historicamente elevada pela (1) abundância de alimentos, (2) expansão do saneamento básico e (3) a massificação das vacinas (corretamente desenvolvidas) que vai mudar isto (os “avanços médico” tiverem pouco impacto nisto).

      1. A empresa Lucio C. Sattamini, aberta em 03/09/1999, é uma MATRIZ do tipo Empresário (Individual) que está situada em Armação dos Búzios – RJ. Sua atividade econômica principal é Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente.
        Já entendi o que você faz…e porque não gosta de velho, seus clientes precisam ser novos para aguentar o baque.

      2. O Alberto, deixe de ser idiota, meu filho. Vc é da NKVD ou da KGB pra ficar pesquisando assim? Qual é a tua??

  6. Se serão substituídos pelas máquinas, para que viver dois séculos ? Com tanta experiência genética n sabemos se ainda haverá humanos como foram criados.

      1. Eu uso meu nome, velho escroto. Vc é agente infiltrado do Komintern.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.