Liberais e libertários impõem derrota histórica ao kirchnerismo

Coalizões lideradas por Mauricio Macri e Javier Milei surgiram como forças políticas nas eleições legislativas
-Publicidade-
Mauricio Macri e Javier Milei impuseram derrota histórica ao kirchnerismo
Mauricio Macri e Javier Milei impuseram derrota histórica ao kirchnerismo | Foto: Reprodução/Redes sociais

As coalizões lideradas pelo ex-presidente Mauricio Macri e pelo economista libertário Javier Milei impuseram uma derrota histórica ao kirchnerismo nas eleições legislativas deste ano. Desde 1983, quando a Argentina retomou a democracia, os peronistas eram maioria no Senado. Agora, com os resultados do pleito realizado no domingo 14, a esquerda portenha perdeu o controle da Casa. Isso deve causar problemas para o governo de Alberto Fernández.

Juntos por el Cambio, capitaneada por Macri, venceu em nove Províncias, enquanto a Frente de Todos, comandada de facto pela ex-presidente Cristina Kirchner, garantiu a vitória em apenas duas Províncias.

-Publicidade-

Câmara dos Deputados

A perda de território político se estendeu à Câmara. Na Cidade Autônoma de Buenos Aires (capital do país), a Juntos por el Cambio obteve 47% dos votos, enquanto a Frente de Todos alcançou 25% dos votos. La Libertad Avanza, liderada por Milei, foi a preferida de 17% dos eleitores.

Com o resultado do pleito do último domingo, a coalizão macrista conquistou 61 assentos na Câmara, de 127 em disputa. Os kirchneristas, por sua vez, garantiram 50 assentos, dois a menos do que possuíam antes das eleições. A coalizão libertária garantiu cinco cadeiras, algo inédito na história. A Frente de Izquierda y de los Trabajadores dobrou sua bancada, de dois para quatro. Por fim, três partidos regionais também passaram de um para dois assentos.

Na prática, isso significa que o governo Fernández terá de negociar com a oposição, que conquistou a maioria das cadeiras.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.