publicidade
Mundo

Megaoperação: líder de gangue que matou candidato à Presidência do Equador é transferido de presídio

Los Choneros é o grupo criminoso mais poderoso do país

líder de gangue candidato morto no equador 2
Fito é o líder da Los Choneros, a gangue mais poderosa do país | Foto: Forças Armadas do Equador/AFP

Quatro mil policiais participaram da megaoperação que transferiu o líder da gangue acusada de encomendar a morte de Fernando Villavicencio, ex-candidato à Presidência do Equador.

Villavicencio foi assassinado na quarta-feira 9, com três tiros na cabeça, depois de participar de um comício no auditório de uma escola na capital do país, Quito.

Receba nossas atualizações

O então candidato acusara José Adolfo “Fito” Macías, chefe do temido grupo Los Choneros, de o ter ameaçado antes de morrer. A facção é a mais poderoso do Equador.

Os policiais entraram fortemente armados e com veículos militares blindados no Centro de Privação da Liberdade Regional Número 8 de Guayaquil, onde Fito estava preso.

Quem é o líder da gangue acusada de matar o candidato à Presidência do Equador

líder de gangue candidato morto no equador 3
Militares entraram com tanques blindados no presídio onde Fito estava | Foto: Forças Armadas do Equador/AFP

Preso desde 2011, Fito é um homem corpulento e barbudo. Em uma das imagens divulgadas nas redes sociais, o criminoso aparece com as mãos na cabeça. Outra foto mostra o homem deitado, no chão, com os braços amarrados, ao lado de dezenas de prisioneiros.

Leia também

A autoridade penitenciária SNAI confirmou à agência de notícias AFP que o homem das fotos era mesmo Fito. A instituição disse que a operação “foi realizada [] com o objetivo de intervir nas alas de segurança mínima, média e máxima” da prisão. Em julho, depois de um massacre, o Equador entrou em estado de emergência nas prisões.

Uma semana antes de morrer, Villavicencio disse que o líder da gangue o havia ameaçado de morte. O ex-candidato tinha 59 anos, era centrista e estava em quarto lugar nas pesquisas de intenções de voto. Em uma delas, chegou a aparecer em segundo.

Uma dos avisos sobre a ameaça de morte teria vindo de um aliado político de Villavicencio, na Província de Manabí, no litoral, onde fica a cidade de Chone. Ali nasceu a gangue de Fito, condenado a 34 anos de prisão por prática de crime organizado, tráfico de drogas e assassinato.

líder de gangue candidato morto no equador 4
Fito entre os presos averiguados pelos policiais no Equador | Foto: Forças Armadas do Equador/AFP

“Foi para dizer que, se eu continuar mencionando Los Choneros, eles vão me matar”, disse o candidato, na ocasião. Villavicencio era ex-jornalista e congressista.

As autoridades não divulgaram quem pagou os assassinos que mataram Villavicencio. Seis colombianos já foram presos nas investigações, e um outro foi morto em um tiroteio com os guarda-costas do político.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.