O reconhecimento internacional concedido a María Corina Machado, opositora venezuelana, movimentou a cena política nesta sexta-feira, 10. Ela foi laureada com o Prêmio Nobel da Paz, destacando a luta pela liberdade na Venezuela.
O presidente argentino, Javier Milei, manifestou apoio público à líder da oposição e elogiou sua trajetória.
Receba nossas atualizações
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“Parabéns por este reconhecimento mais do que merecido por sua enorme luta na corajosa defesa da liberdade e da democracia”, afirmou Milei na rede social X.
O presidente argentino também reforçou a importância da atuação de María Corina ao afirmar que a sua luta “contra a narcoditadura na Venezuela” ilumina o mundo.
Para a líder da oposição venezuelana, o “imenso reconhecimento” servirá como “impulso” para alcançar a liberdade da Venezuela.
Comitê escolheu María Corina por “esforço incansável pela democracia”
O Comitê Norueguês do Nobel justificou a premiação ao destacar o esforço “incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Durante o anúncio do prêmio, a organização ressaltou que María Corina Machado contribuiu para “manter a chama da democracia acesa em meio a uma escuridão crescente”, evidenciando o papel central da líder na defesa dos direitos civis no país vizinho.
Leia mais:
Putin criticou escolha e Lula ainda não se manifestou
O líder russo, Vladimir Putin, fez críticas ao Comitê Norueguês do Nobel ao afirmar que, ao longo do tempo, “o prestígio do prêmio se perdeu” por conceder prêmios a pessoas que não fazem nada pela paz.
Amigo de Putin e do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se manifestou sobre a escolha de María Corina.
Leia também: “Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida”, artigo de José Fucs publicado na Edição 291 da Revista Oeste
Marco Rubio indicou María Corina ao Nobel da Paz
Lula ironizou cassação de María Corina Machado, agora Nobel da Paz
Quem é María Corina Machado, vencedora do Nobel da Paz pela luta contra a ditadura na Venezuela
Trump merece 🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲🇺🇲