Morre Hugo Torres, ex-guerrilheiro e opositor de Daniel Ortega

Político estava preso desde junho de 2021
-Publicidade-
Hugo Torres era um dos opositores de Daniel Ortega
Hugo Torres era um dos opositores de Daniel Ortega | Foto: Reprodução/Twitter

O ex-guerrilheiro Hugo Torres Jiménez, um dos 46 opositores da ditadura de Daniel Ortega, morreu no último sábado, 12, aos 73 anos. Ele estava preso desde junho de 2021, acusado de trair o líder sandinista.

“Comunicamos, com profundo pesar, o falecimento de nosso pai adorado”, disseram os filhos, em obituário divulgado pelo grupo de oposição Unidade Nacional Azul e Branco (Unab). “Por vontade expressa de nosso pai, não serão celebradas honrarias fúnebres nem cerimônias públicas.”

General aposentado do Exército, Torres lutou ao lado de Ortega durante a revolução sandinista. Em 1974, ajudou-o a ser libertado da prisão. Posteriormente, em razão de discordâncias políticas, fundou um partido de oposição. Ele foi preso pela ditadura da Nicarágua durante a última eleição presidencial. Na cadeia, desenvolveu problemas de saúde; por isso, precisou ser transferido para um hospital, onde morreu por razões não reveladas.

-Publicidade-

Ortega, líder da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), tem como vice-presidente sua esposa, Rosario Murillo. Ele conseguiu o quarto mandato consecutivo em novembro do ano passado, depois de prender 46 opositores, entre eles sete possíveis adversários.

Os políticos foram acusados pelo Ministério Público de menosprezar a integridade nacional e promover a ingerência estrangeira. Até o momento, 18 foram considerados culpados pela Justiça. Outros sete opositores foram condenados a penas de oito a 13 anos de prisão.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.