Detectada inicialmente na África do Sul, a variante Ômicron do coronavírus (B.1.1.529) já foi confirmada em países de quatro continentes até o momento — África, Europa, Ásia e Oceania.
Na Europa, o primeiro país a registrar a presença da Ômicron foi a Bélgica. No sábado 27, foi a vez de as autoridades sanitárias do Reino Unido, da Alemanha e da Itália confirmarem casos de infecção pela nova cepa.
A Holanda também anunciou neste domingo, 28, que 13 das 61 pessoas que chegaram ao país em dois voos vindos da África do Sul e testaram positivo para a covid-19 estavam infectadas pela Ômicron.
O governo da Áustria informou que também registra um caso suspeito de pessoa infectada pela variante sul-africana.
Na Ásia, a Ômicron foi confirmada em Hong Kong. No Oriente Médio, Israel também notificou um caso e se tornou o primeiro país a proibir a entrada de todos os estrangeiros para tentar conter a disseminação da nova cepa.
Até este momento, ainda não se sabe se a variante, que tem mais mutações e se mostrou mais transmissível do que as anteriores na África, é mais letal. Os cientistas ainda analisam essas características.
Segundo os primeiros estudos, ela tem mais de 30 mutações na proteína spike, que é a parte do vírus usada como referência pelas vacinas para estimular o sistema imunológico.
Segundo Roberto Zeballos, clínico geral e doutor em imunologia, são dois os fatores importantes que devem ser analisados em relação à nova variante: se a taxa de letalidade é maior que a de outras cepas e qual é o impacto nas reinfecções.
“O que precisamos saber é se ela mata mais e, o mais importante, qual é o impacto nas reinfecções. Se for como a cepa amazonense, o impacto é baixo”, afirmou Zeballos em entrevista à Jovem Pan na sexta-feira 26. “Se tiver um impacto maior nas reinfecções, pode ser um problema.”
Para Zeballos, “não é a primeira vez que a gente vê alarmismo”. “Aliás, o grande inimigo da pandemia, além do vírus, é o pânico”, completou.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Ômicron foi classificada como uma “variante de preocupação” por ser potencialmente mais contagiosa do que as outras variantes. Os especialistas ainda não sabem dizer se a cepa provoca uma covid-19 mais severa.
Veja quais são os países com casos confirmados da Ômicron:
África
- África do Sul: 77 casos
- Botsuana: 4 casos
Ásia
- Hong Kong: 1 caso (pessoa que viajou à África do Sul)
Europa
- Alemanha: 2 casos registrados em Munique;
- Bélgica: 1 caso (pessoa que viajou ao Egito);
- Itália: 1 caso (pessoa que viajou a Moçambique);
- Reino Unido: 2 casos (um em Chelmsford e outro em Nottingham);
- Holanda: 13 casos (pessoas que viajaram para a África do Sul)
Oceania
- Austrália: 2 casos (pessoas que viajaram ao sul do continente africano).
Oriente Médio
- Israel: 1 caso (pessoa que viajou ao Malauí)
Está me cheirando que a OMS gastou um nome bonito e impactante de letra grega “Ômicron” por uma variante meia boca. Tiro de canhão para matar formiga. O nome parece do filme TRANSFORMER.
Ômicron, botaram um nome que parece imponente, mas de acordo com médicos Africanos está mais pra gatinho inofensivo. Os sintomas e efeitos são leves em quem contraiu mais esta nova terrível e arrasadora variante de acordo com esquerdopatas e mídia militante.
Novas cepas é basicamente o vírus tentando adaptação e sobrevivência, dificilmente aumenta a letalidade,é o que dizem infectologistas.
Tenha cuidado ao abrir a geladeira!! BOBOcron pode estar dentro esperando por você
Opa!! Chegou a variante BOBOcron!! É uma variante muito mais inteligente. A proteína Spike tem uma mutação com células do Albert Einstein! Não tem como fujir! A variante vai pegar você, não tem onde se esconder!
Saia rápido agora (Não esqueça de seu Dispositivo para dificultar a respiração de 3 capas) a vai na sua loja mais próxima do SUS (Sistema Único de Suicídio) e solicite lhe seja aplicada uma outra doses agora da PFIZERvac-Covidiot-19multiVARIANT (107,345 +2% de proteção garantida)
Se você vai pela picadinha nas próximas 24 horas ganha uma hamburger vegana BigPfizer com batatinhas spike e uma PfizerCola das exclusivas lojas McPFIZER
BOBOcron é uma marca registrada pela PFIZER co.