O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) exigiu nesta terça-feira, 4, que a Rússia permita a visita de organizações internacionais a crianças e outros civis “que foram deportados à força” da Ucrânia para territórios controlados por Moscou. A deportação forçada de crianças ucranianas vem sendo denunciada desde março.
Aprovada hoje, a resolução pede à Rússia que “cesse a transferência forçada ilegal e a deportação de crianças, civis e outras pessoas protegidas dentro da Ucrânia ou da Federação Russa […], em particular crianças, incluindo aquelas sob custódia de instituições, desacompanhadas e separadas” de suas famílias.
Na resolução é também pedido ao Kremlin que forneça “informações confiáveis e completas sobre o número e o paradeiro” dos civis, que garanta que estão sendo tratados “com dignidade” e que lhes sejam dadas condições para regressarem para casa “em segurança”.
O texto aprovado também estende por um ano o mandato da Comissão da ONU responsável por investigar violações de direitos humanos cometidas na Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022.
As autoridades ucranianas afirmam que 16.221 crianças foram deportadas para a Rússia até o fim de fevereiro, número que a Comissão da ONU não pôde verificar. O texto foi aprovado com 28 votos a favor, 17 abstenções e dois contra, China e Eritreia.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, anunciou em 17 de março que emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, pelo crime de guerra de “deportação ilegal” de crianças ucranianas desde o início da ofensiva no país vizinho.
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) avaliou que a destruição causada pela guerra na Ucrânia em patrimônios e no setor cultural do país soma US$ 2,6 bilhões (equivalentes a R$ 13,1 bilhões) até o momento.
Até papel higiênico utilizado aceita muito bem as desinformacões da ONU
Se a Rússia fez deportações forçadas de crianças, porque é que os pais não denunciaram logo isso ?
A Onu, totalmente partidária das vontades do ocidente(EUA) não é uma fonte confiável em boa parte das vezes em determinados assuntos e ou situações, como o caso em questão desta matéria. Há muita manipulação das informações em prol de seus interesses.
Pois é Eduardo, infelizmente é isso mesmo.
–
Não dá para confiar em nada só que a ONU pública.
Pior que tem gente que esquece o que ela publicou de fales sobre COVID
Interesse em vender vacinas, até forçar os países mais afortunados a comprar para a África, mesmo com pouquíssimos casos por lá
Em outubro de 2022, quando se tratou da evacuação de Cherson, os russos garantiram moradia na Rússia para essas pesssoas que queriam escapar do exército ucraniano. Cada família que desejava ser evacuada recebia os chamados certificados, com os quais podiam comprar apartamentos em um local de sua escolha na Rússia, sendo o valor dos certificados calculado de acordo com o tamanho da família. As somas foram surpreendentemente generosas e suficientes para comprar apartamentos adequados sem ter que fazer uma hipoteca adicional. Isto é fato.
Qualquer pessoa que tenha continuado a trabalhar em áreas controladas pela Rússia, para Kiev é um traidor que enfrenta a morte.
O ex-conselheiro de Zelensky declarou publicamente na época: “Professores e professoras de jardim de infância devem lembrar que não são tias legais, mas criminosos sobre os quais não há sentimentalismo. O clima é tal que significa morte ou prisão. Nós, como um país absolutamente europeu, não vamos jogar com nenhum sentimentalismo ou indulgência.”
O Daily Mail noticiou em outubro, como os ucranianos se vingam brutalmente dos colaboradores dos russos.
Kiev já iniciou investigações sobre 1.309 suspeitos de traição e iniciou 450 processos criminais contra colaboradores acusados de trair seu próprio país e vizinhos. Outros são rastreados e massacrados por combatentes da resistência. Uma lista vazada por uma fonte do governo de Kiev lista 29 desses assassinatos de retaliação e 13 outras tentativas de assassinato nas quais algumas das vítimas foram feridas.
“Foi declarada uma caçada aos colaboradores e suas vidas não são protegidas pela lei”, disse Anton Gerashchenko, assessor do Ministério do Interior. “Nossos serviços secretos os eliminam e os matam como porcos.”
A partir dessa situação a mídia ocidental construiu a história absurda de crianças “sequestradas” que deveriam ser “russificadas”. Muitos pais inseguros exigiram que seus filhos fossem devolvidos. Essas crianças já foram devolvidas aos seus pais. Todas saudáveis.
Pois é Angela, pra Onu o melhor é deixar as crianças na Ucrânia pra morrer junto com seus pais. O primeiro a morrer numa guerra é a verdade. Os ucranianos pró russos estavam sendo caçados pelas forças ucranianas desde 2014 mas isso a mídia não mostra .
Detalhe:
1 – Nunca irão mostrar estas crianças para a ONU. Seria declararem-se culpados.
2 – Nunca irão retomá-las dos Russos. Eles não permitirão
3 – O Putin, condenado por crimes de guerra, nunca será preso.
Para que serve a ONU e o Tribunal de Haia,
Alguém me explica ?
A Onu é um puxadinho dos EUA meu caro e estas crianças foram salvas e não sequestradas. Procure vídeos de tropas russas sendo recebidas com alegria pelo povo ucraniano que estava refém das forças militares ucranianas . Veja tbm como invadem casas para retirar os homens para obrigá-los a lutar pela Ucrânia contra sua vontade.
Parabéns por elaborarem reportagens confiáveis e hortarem o verdadeiro jornalismo