Papa Francisco confirma próxima viagem internacional para setembro

Pontífice irá para país asiático, que fez parte da ex-república soviética, no mês que vem
-Publicidade-
Assessoria de imprensa confirmou próxima viagem do pontífice para o Cazaquistão
Assessoria de imprensa confirmou próxima viagem do pontífice para o Cazaquistão | Foto: Divulgação/Vaticano

Ao voltar do Canadá, o papa Francisco já definiu a próxima viagem internacional: ele visitará o Cazaquistão, ex-república soviética, de 13 a 15 de setembro, para participar de um congresso sobre diálogo entre religiões em Nur-Sultan, capital do país. A assessoria de imprensa do Vaticano confirmou a viagem nesta segunda-feira, 1º.

O porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni, em comunicado, informou que o pontífice visitará apenas a capital, que se chamava Astana até 2019, para participar do 7º Congresso de Líderes das Religiões Mundiais e Tradicionais.

A Presidência cazaque já havia anunciado a viagem em abril, por ocasião do congresso, que visa a promover o diálogo inter-religioso e cuja primeira edição foi realizada em 2003.

-Publicidade-

No sábado, durante o voo de volta do Canadá, o papa, de 85 anos, que enfrenta dificuldades para andar e usa cadeira de rodas com frequência, em razão de dores no joelho, admitiu que terá de reduzir suas viagens.

“Acho que não posso continuar com o mesmo ritmo de viagem de antes”, disse ele. “Acho que, na minha idade, e com essas limitações, tenho de economizar um pouco as minhas forças para poder servir à Igreja, ou pelo contrário pensar na possibilidade de me afastar”, acrescentou, admitindo, novamente, que poderá renunciar. Essa decisão será ditada “pela vontade do Senhor”, enfatizou.

O Cazaquistão é considerado um país asiático. Geograficamente, a maior parte do país está na Ásia, embora a parte ocidental pertença à Europa.

Será uma viagem delicada devido à ofensiva militar da Rússia na Ucrânia, contra a qual o pontífice se manifestou em várias ocasiões.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.