Mais um “parente” do Sars-CoV-2, o vírus causador da covid, foi encontrado no sudeste asiático. O mais novo achado tem semelhança em 92% do genoma. As análises foram feitas em material coletado, em 2010, de dois morcegos-ferradura no Camboja.
Apesar do porcentual de semelhança elevado entre os coronavírus, há uma diferença na parte do genoma referente à proteína S — que permite, no Sars-CoV-2, a invasão de células humanas. No caso do novo parente, a área não é compatível com os receptores dos seres humanos e os dados da pesquisa não apontam potencial de infecção.
A descoberta foi publicada neste mês na revista Nature. Os pesquisadores avaliam que mais estudos são necessários para entender à possível gama de hospedeiros, entre eles os humanos, dessa sublinhagem.
Apesar da semelhança entre o coronavírus encontrado no Camboja e o Sars-CoV-2, a espécie de morcegos em que o vírus foi encontrado não habita a China. Isso revelaria, segundo os cientistas, que parentes do causador da covid estão mais distribuídos geograficamente do que se imaginava anteriormente.
Os vírus asiáticos vão transformar os humanos em Bat-Man e os vírus europeus, vão transformar os humanos em Robin.