A Páscoa é o um dos mais importantes períodos do calendário cristão. Em 2022, para a Igreja Ortodoxa, ela é celebrada neste domingo, 24, uma semana depois da comemoração feita pela Igreja Católica.
Em 1582 foi criado o Calendário Gregoriano, adotado e promovido pelo papa Gregório. Entretanto, as tradições ortodoxas dentro do cristianismo continuaram usando o Calendário Juliano. O patriarca Bartolomeu, líder espiritual da igreja ortodoxa, celebrou no sábado 23, à noite, a liturgia na catedral de São Jorge, em Istambul.
Apesar das diferenças entre as datas, para as duas igrejas, que são cristãs, o motivo da celebração é o mesmo: a ressurreição de Jesus Cristo. Na Ucrânia e na Rússia, a Páscoa é comemorada hoje.
Páscoa no meio da guerra
Desde 24 de fevereiro, os russos mantêm uma invasão ao território ucraniano. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, pediu que houvesse uma trégua entre os dois países nesse período. Mas o conflito não foi interrompido.
Ainda assim, os fiéis tentam celebrar a Páscoa Ortodoxa. Em Zaporizhzhya, cidade da Ucrânia, o medo de ataques não impediu que alguns deles fossem à igreja neste domingo.
“O sol está brilhando o céu tem nuvens, mas não há paz em minha alma”, disse uma fiel ucraniana à RTP, uma emissora de televisão de Portugal. “Quero muito que a Ucrânia tenha liberdade, amor e esperança.”
Leia também: “A guerra que o Ocidente poderia ter evitado”, artigo publicado na Edição 102 da Revista Oeste