No Brasil e no mundo, o seriado Chaves está fora do ar há três anos. Criado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014) — que interpreta o protagonista — na década de 1970, o seriado deixou de ser exibido no SBT e mundialmente em julho de 2020. O motivo? Um desentendimento envolvendo a Televisa, emissora que produziu Chaves, e os herdeiros de Roberto — que detêm os direitos sobre os roteiros.
A Televisa, produtora mexicana, detém o direito sobre os episódios antigos de Chaves; no entanto, é o Grupo Chespirito o responsável por administrar o legado de Bolaños. Isso significa que os herdeiros são os titulares dos direitos intelectuais, como personagens e histórias. A rede mexicana pagava um valor à empresa pela venda de Chaves em todo o mundo, mas o acordo chegou ao fim a poucos dias da renovação do contrato.
À época, o presidente do Grupo Chespirito, Roberto Gómez Fernández — que é filho de Bolaños —, solicitou um aumento no valor pago pela distribuição da série de humor. Porém, o pedido não foi aceito pela Televisa, o que impossibilitou a renovação do contrato. Porque ambas as partes não chegaram a um acordo, Chaves, Chapolin e todas as outras criações de Bolaños saíram do ar em todo o mundo — na TV e nos serviços de streaming.
A situação de Chaves no Brasil
A emissora brasileira SBT recebeu, no dia 29 de julho de 2020, uma notificação da Televisa informando que, a partir do mês de agosto daquele ano, a exibição integral dos seriados não seria mais permitida. Em 2020, inclusive, a série mexicana completaria 36 anos de exibição no Brasil, fazendo parte, portanto, da cultura popular do país. Em comunicado oficial, o SBT disse: “O SBT lamenta a decisão, principalmente em respeito ao seu público, que acompanha fielmente os seriados há tantos anos na emissora”.
Séries inéditas em breve
No mês passado, durante um evento em Los Angeles, Estados Unidos, a THR3 Media Group, outra empresa que também detém direitos sobre o seriado, anunciou novidades sobre o universo Chaves. A empresa anunciou que Chaves terá uma nova versão em animação, contando, desta vez, com a participação de Chiquinha, papel interpretado por Maria Antonieta de las Nieves.
Chiquinha havia ficado de fora de uma série animada lançada em 2005 em função de uma disputa judicial. No entanto, desta vez, segundo os organizadores, todos os personagens tradicionais do seriado estarão presentes — porém a data de lançamento da animação ainda não foi divulgada.
O novo projeto também trará de volta ao público o Chapolin Colorado. Batizada de Los Colorados, a animação, cujo público-alvo serão os adolescentes, vai mostrar as duas facetas do protagonista: herói e homem comum, ao lado da família.