Protestos marcam início do mandato de Arce na Bolívia

Presidente enfrenta resistência da oposição e de grupos aliados
-Publicidade-
Defensores e opositores de Luis Arce se enfrentam em protestos em Cochabamba, Bolívia
Defensores e opositores de Luis Arce se enfrentam em protestos em Cochabamba, Bolívia | Foto: Jorge Abrego/EFE

O primeiro dia do mandato do presidente da Bolívia, Luis Arce, foi marcado por protestos pelas ruas do país na segunda-feira 8, de acordo com a agência de notícias Associated Press.

Na Assembleia Legislativa Plurinacional, uma discussão entre governistas e opositores marcou o primeiro pronunciamento do chefe do Executivo.

“Vivemos tempos de incerteza e de profunda crise como resultado do colapso da ordem constitucional que se transformou em massacres, mas voltamos à estabilidade e ao caminho do crescimento”, declarou Arce.

-Publicidade-

Em Santa Cruz, a cidade mais populosa do país, protestos tomaram ruas e avenidas. Houve confronto entre manifestantes contrários e favoráveis a Arce. Cento e vinte pessoas foram detidas, informou o jornal boliviano LaRazón.

Também na segunda-feira, sindicatos de transporte e comércio entraram em greve. O grupo se manifestou contra a Lei de Lucros Ilícitos, projeto que pode abrir brechas para que o governo investigue o patrimônio de cidadãos sem mandado judicial.

Ao chegar ao poder, Arce pretendia superar a crise política de 2019, quando eleições consideradas fraudulentas levaram à renúncia do então presidente Evo Morales. Ex-ministro da Economia de Morales, Arce era considerado o “cérebro” do milagre econômico no país.

A oposição acusa Arce de ter reativado a polarização política à sombra de Morales, líder do Movimento pelo Socialismo, com a perseguição judicial de oponentes e a prisão de mais de 50 políticos, policiais e militares que lideraram os protestos de 2019.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.