publicidade
Mundo

Putin quer instalar líder pró-Rússia no governo da Ucrânia

É o que afirma a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, em comunicado divulgado no sábado 22

Rússia
Foto: Reprodução/Flickr

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, planeja instalar um líder pró-Moscou no governo da Ucrânia, afirmou a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, em comunicado divulgado no sábado 22. Segundo Truss, Putin participa de articulações em prol do ex-deputado Ievguêni Muraiev, pré-candidato nas eleições presidenciais de 2024.

A chancelaria britânica destacou que os serviços de Inteligência russos mantiveram contato com diversos políticos ucranianos. O objetivo era sondar os possíveis substitutos de Volodymyr Zelensky, atual presidente do país. Nessas conversas, o Kremlin avaliou Muraiev como um líder em potencial.

Receba nossas atualizações

O documento também cita os nomes de quatro ucranianos que teriam laços com a Inteligência russa, incluindo agentes envolvidos em planos de ataque à Ucrânia. Eles já ocuparam cargos importantes no governo e fugiram para a Rússia em 2014, depois da revolta popular que culminou na saída do então presidente, Viktor Yanukovich.

A acusação ocorre poucas horas após o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, aceitar um convite para se encontrar com o colega britânico, Ben Wallace, a fim de discutir a crise na fronteira ucraniana. De acordo com as agências de notícias russas, Truss deve ir a Moscou em fevereiro para se reunir com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov.

Relacionadas

À beira da guerra

Como noticiou Oeste, o impasse nas negociações entre Estados Unidos e Rússia sobre a situação geopolítica da Ucrânia deixou a Europa à beira de um conflito bélico. As saídas diplomáticas estão se esgotando, e a possibilidade de uma guerra não está descartada. Clique aqui para ler a reportagem completa.

Leia mais sobre:

2 comentários
  1. Edu B.
    Edu B.

    > afirmou a secretária de Relações Exteriores do Reino Unido

    Tá, e quem são os candidatos que a OTAN está tentando instalar? Não tem santo nessa história e os bilionários financiam os dois lados.

  2. Daniel BG
    Daniel BG

    O ditador Putin ainda vai se calar. Navalny, preso politico russo, está sofrendo nas mãos de Putin. Ele denunciou o desvio de dinheiro público para a fortuna pessoal de Putin. Se Maduro, ditador venezuelano, tivesse tal poder, estaria ocupando a Colômbia e até anexando Rondônia ao seu poderio. É fácil entender a situação da Ucrânia.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.