Uma pesquisa de boca de urna apontou ampla vantagem ao Partido Trabalhista nas eleições legislativas do Reino Unido, nesta quinta-feira, 4. As prévias já indicavam esse cenário.
Se confirmado, o resultado põe fim a 14 anos de governo conservador e abre caminho para o líder Keir Starmer, até então de oposição, assumir como premiê. Além disso, a centro-esquerda deve ficar com cerca de 410 assentos dos 650 da Câmara dos Comuns.
Receba nossas atualizações
Já a direita, que levava ampla vantagem no Reino Unido neste século, deve ter 131 conservadores no Legislativo. Esse seria o pior resultado em eleições da ala direitista a partir dos anos 2000.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
“A todos que fizeram campanha para o Partido Trabalhista durante estas eleições, a todos que votaram na gente e que confiaram em nosso novo Partido Trabalhista, obrigado”, escreveu Starmer, no Twitter/X, depois do anúncio das pesquisas.
O resultado oficial do pleito do Reino Unido deve sair nas próximas horas, durante a madrugada desta sexta-feira, 5.
O Partido Conservador do Reino Unido

No poder desde maio de 2010, o Partido Conservador teve três primeiros-ministros consecutivos à frente do Reino Unido: primeiro David Cameron, seguido de Theresa May e Boris Johnson.
Leia mais: “Está na hora de aposentar o rótulo ‘extrema direita'”, artigo de Joanna Williams publicado na Edição 222 da Revista Oeste
A mídia local sugere que, a partir do Brexit — a saída do Reino Unido da União Europeia —, o povo se descontentou com o partido. As consequências dessa decisão para a economia britânica, acentuadas com a pandemia de covid-19, foram críticas para o possível resultado dessas eleições.
França vive crise inédita depois de fracasso de Macron em tentar unir esquerda e direita
Resultado do 1º turno da França foi ‘humilhação esmagadora’ para Macron, diz The Economist
Direita avança no 1º turno das eleições legislativas na França
Como já não bastasse os estragos do Brexit, pode surgir nova tentativa de afundar a Grã-Bretanha.
Mas não passa de buscapé travestido de torpedo.
Direito de ser livre é inconteste e se faz pela Direita!!!