Reino Unido planeja facilitar obtenção de cidadania aos moradores de Hong Kong

O Reino Unido pode facilitar a obtenção da cidadania para cidadãos de Hong Kong caso a China na suspenda o projeto da lei de segurança nacional.
-Publicidade-
Bandeira do Reino Unido e da China | Foto:Sergeant Paul Shaw LBIPP/Wikimedia
Bandeira do Reino Unido e da China | Foto:Sergeant Paul Shaw LBIPP/Wikimedia | Reino Unido - China - Hong Kong

Seriam beneficiados aqueles que possuem o Passaporte Britânico do Ultramar, dado quando o território ainda era colônia britânica

Reino Unido - China - Hong Kong
Bandeiras do Reino Unido e da China | Foto: Sergeant Paul Shaw LBIPP/Wikimedia

O Reino Unido pode facilitar a obtenção de cidadania para moradores de Hong Kong caso a China não suspenda o projeto da lei de segurança nacional, informou o secretário das Relações Exteriores, Dominic Raab.

-Publicidade-

Seriam beneficiados aqueles que possuem o Passaporte Britânico do Ultramar (BNO), concedido aos moradores da ilha quando ela ainda era uma colônia do Reino Unido, até 1997.

Leia também: “Pompeo: ‘Hong Kong não é mais um território autônomo’”

A China reagiu e ameaçou retaliar os britânicos. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, afirmou que portadores do BNO não devem ter garantido o direito à moradia no Reino Unido.

“Todos aqueles que possuem o BNO são cidadãos chineses. Se o Reino Unido insistir nessa mudança, estará violando a lei internacional”, disse.

Mais: “Taiwan oferece abrigo a quem fugir da repressão chinesa em Hong Kong”

Há cerca de 300 mil honcongueses com Passaporte Britânico do Ultramar, informa a BBC, rede de televisão pública britânica.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

1 comentário

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.