Senadores republicanos pedem renúncia de Anthony Fauci

Marco Rubio (Flórida), Tom Cotton (Arkansas) e Marsha Blackburn (Tennessee) alegam que infectologista 'perdeu a confiança do povo americano'
-Publicidade-
Infectologista Anthony Fauci está na mira de senadores do Partido Republicano
Infectologista Anthony Fauci está na mira de senadores do Partido Republicano | Foto: D. Myles Cullen/Casa Branca

Consultor da Casa Branca para o enfrentamento da pandemia de covid-19, o infectologista Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID) dos Estados Unidos, vem sendo duramente criticado por parlamentares de oposição ao governo do presidente Joe Biden.

Os senadores Marco Rubio (Flórida), Tom Cotton (Arkansas) e Marsha Blackburn (Tennessee), do Partido Republicano, pediram a renúncia de Fauci, alegando que o infectologista “perdeu a confiança do povo americano”.

-Publicidade-

Leia mais: “Em e-mails vazados no início da pandemia, Anthony Fauci dizia que o uso de máscara era pouco eficaz”

“Dr. Fauci deu repetidas respostas evasivas, desorientadas e declarações politizadas. Se ele não renunciar ao cargo, o presidente Biden deveria demiti-lo”, afirmou Cotton em entrevista à Fox News.

E-mails de Fauci que se tornaram públicos na semana passada indicam que ele teria descartado, de forma prematura, a hipótese de um acidente em um laboratório de Wuhan, na China, o que poderia explicar a origem da covid-19. No início da pandemia, Fauci também afirmou que as máscaras “compradas em farmácia” não eram eficazes contra a doença — o que também despertou a ira dos senadores republicanos e incomodou alguns democratas.

Leia também: “Anthony Fauci diz não estar convencido de que o coronavírus surgiu naturalmente”

“Por 16 meses, vimos o Dr. Fauci reter informações, rejeitar explicações plausíveis sobre a origem da covid-19 e mentir abertamente ao Congresso”, acusou Rubio. “Ele deveria ser um funcionário de saúde pública que se baseia em fatos, e não um erudito que distorce a verdade para se conformar com seu julgamento pessoal”.

Em resposta aos parlamentares, Fauci afirmou na quarta-feira 9 que as críticas que recebeu são, na verdade, “ataques à ciência”. “Todas as coisas sobre as quais falei consistentemente desde o início foram, fundamentalmente, baseadas, na ciência”, disse o infectologista à MSNBC. “Às vezes, essas coisas eram verdades inconvenientes para as pessoas e havia resistência contra mim. Se estão tentando me atingir como um oficial de saúde pública e um cientista, estão realmente atacando não apenas o Dr. Anthony Fauci, mas a ciência.”

Leia também: “O que a China e Anthony Fauci têm a ver com a origem do coronavírus?”

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site