publicidade
Mundo

Trump aumenta tributação sobre aço e alumínio estrangeiros para 50%

As novas tarifas dobram a alíquota imposta pelo presidente no primeiro mês de seu mandato

Donald Trump semelhanças Warren Harding
Donald Trump defende maior proteção para a indústria nos EUA | Foto: Reprodução/Instagram Donald Trump

Entraram em vigor à 1h01 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 4, as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre o aço e o alumínio. O presidente Donald Trump assinou a ordem executiva na véspera, uma semana depois de um tribunal declarar ilegal a maioria das tarifas anteriormente impostas.

Essas novas tarifas dobram os 25% estabelecidos no começo do ano pelo próprio presidente, o que intensifica a ofensiva dos EUA no comércio global. No entanto, as alíquotas sobre aço e alumínio para o Reino Unido continuarão em 25%, uma exceção garantida por um acordo comercial firmado entre Londres e Washington em maio.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Na última segunda-feira, 2, Trump afirmou que as tarifas são essenciais para evitar práticas de dumping por parte de produtores estrangeiros, o que, segundo ele, representa uma ameaça à segurança nacional.

“O aumento das tarifas combaterá de forma mais eficaz os países estrangeiros que continuam a descarregar aço e alumínio excedentes e de baixo custo no mercado norte-americano, prejudicando assim a competitividade das indústrias de aço e alumínio dos Estados Unidos”, escreveu Trump na ordem.

As tarifas adicionais reforçam o esforço do presidente norte-americano em reconfigurar o comércio internacional, mesmo com parte de sua agenda comercial ainda em meio a entraves jurídicos. Na semana passada, um tribunal determinou que Trump não tinha a autoridade necessária para aplicar as tarifas mais amplas estabelecidas no “Dia da Libertação”, em vigor desde 2 de abril. 

A decisão, entretanto, além de ter sido suspensa por uma Corte de Apelação, não impacta tarifas setoriais específicas, como as de aço e alumínio, que se baseiam em outro arcabouço legal, conforme apurado pelo jornal britânico Financial Times.

Reino Unido faz acordo para escapar da nova tarifa de Trump

Em maio, o Reino Unido se tornou o primeiro país a firmar um acordo comercial com a Casa Branca. Ainda assim, o presidente sinalizou que poderá aplicar a tarifa de 50% também aos britânicos, caso o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, conclua que a ilha não cumpriu aspectos relevantes do pacto até 9 de julho.

Trump havia antecipado a decisão em um comício realizado em uma siderúrgica na Pensilvânia, onde prometeu erguer uma “cerca” para proteger a indústria metalúrgica norte-americana, com o bloqueio de concorrentes estrangeiros.  

“Isso significa que ninguém vai conseguir roubar a indústria de vocês”, disse Trump a uma multidão de metalúrgicos na última sexta-feira, 30. “Com 25%, eles conseguem, de certa forma, pular essa cerca. Com 50%, eles não conseguem mais.”

A decisão foi imediatamente criticada pelo Canadá, principal fornecedor de aço e alumínio aos EUA. Representantes da indústria canadense alertaram para possíveis “rupturas em massa” e perdas “catastróficas” de empregos.

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade