“Se eles foram conscientemente responsáveis, certamente haverá consequências”, garante o republicano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem, sábado 19, que a China enfrentará consequências caso tenha sido “conscientemente responsável” pela disseminação do novo coronavírus.
O republicano voltou a acusar os chineses de ter cometido erros na condução da crise. “Se erraram, um erro é um erro. Mas, se eles foram conscientemente responsáveis, certamente haverá consequências”, garantiu Trump em entrevista coletiva.
Ele disse que seu governo pediu a Pequim que os Estados Unidos entrassem logo em Wuhan, cidade onde começou o surto, o que não foi permitido. “Eles não nos queriam lá. Acho que sabiam que era uma coisa ruim e estavam envergonhados”, afirmou.
O republicano afirmou que a China anunciou que está investigando a questão. “Então, vamos ver o que acontece com a investigação deles. Mas também estamos investigando.”
Trump tem criticado a China pela falta de transparência sobre como se deu o início do surto da covid-19. Na semana passada, por esse motivo, o republicano suspendeu os repasses dos Estados Unidos à Organização Mundial da Saúde, alegando que ela está alinhada ao governo chinês.
O presidente norte-americano também levantou questões a respeito de reportagem veiculada pelo canal Fox News sobre um laboratório especializado em virologia que teria desenvolvido o coronavírus, com o objetivo de a China demonstrar sua capacidade de identificar e combater patógenos.
Trump disse que seu governo tenta determinar se o vírus foi criado em um laboratório chinês. Ontem, o diretor do laboratório negou as suspeitas dos norte-americanos.