O comandante do Exército da Ucrânia, Valery Zaluzhny, em rara manifestação sobre número de baixas, informou nesta segunda-feira, 22, que quase 9 mil soldados ucranianos morreram em seis meses de invasão russa.
Durante um evento público, Zaluzhny disse ainda que as crianças ucranianas precisam de atenção especial, porque seus pais seguiram para a linha de frente e “provavelmente estão entre os 9 mil heróis que morreram”.
Esta é uma das poucas declarações de autoridades ucranianas sobre baixas militares do país na guerra, iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro. O número anterior era de meados de abril, quando o presidente Volodymyr Zelensky anunciou que cerca de 3 mil militares ucranianos haviam morrido e que quase 10 mil ficaram feridos desde o início da ofensiva russa.
O Departamento de Defesa Norte-Americano divulgou informações em agosto sobre baixas no Exército russo: entre 70 mil e 80 mil militares morreram ou ficaram feridos na Ucrânia desde o início da guerra, em 24 de fevereiro. O Pentágono também estimou, na mesma ocasião, que a Ucrânia registrou pelo menos 10 mil mortos e 30 mil feridos em suas tropas.
Em um relatório divulgado no fim de junho, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) informou que havia cerca de 10 mil vítimas civis desde o início do conflito na Ucrânia, sendo 4.731mortos.
Que horror! Tudo para atender a um desejo de um nanico e a vagabunda da mulher dele, imaginando quer teriam a “proteção” daquele velho desgraçado e vagabundo! O meu desejo é que o nanico seja preso e empalado em praça pública.
Ê uma grande tristeza e uma tragédia, inadmissíveis na atualidade. Que não precisemos chegar a este ponto para defendermos a nossa Democracia. Só para lembrar, as cores da nossa bandeira são VERDE, AMARELO, AZUL e BRANCO. Não se deixem enganar por bandeiras de outras cores sem significância mas muito perigosas para a Nação.