Ucrânia estende Lei Marcial por 90 dias

Medida prevê uma mobilização militar geral e proíbe homens entre 18 e 60 anos de saírem do país
-Publicidade-
Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia
Volodymyr Zelensky, o presidente da Ucrânia | Foto: Divulgação/Ukrinform

O Parlamento da Ucrânia votou neste domingo, 22, a extensão da Lei Marcial por mais 90 dias, até 23 de agosto. Foram 320 votos a favor da proposta, de um total de 450. O texto já havia sido prorrogado em duas ocasiões.

Agora, a expectativa é que o presidente do país, Volodymyr Zelensky, assine a medida em forma de lei. Em razão do conflito com a Rússia, iniciado em 24 de fevereiro, o líder ucraniano decidiu estabelecer a Lei Marcial, que prevê uma mobilização militar e proíbe homens entre 18 e 60 anos de saírem do país.

-Publicidade-

Na época da assinatura da lei, Zelensky disse que o objetivo era “garantir a defesa do Estado, de forma a manter a prontidão ampla de combate e movimentação das Forças Armadas e de outras formações militares”.

O texto aprovado neste domingo também estabelece que o Serviço de Segurança da Ucrânia será responsável pelas medidas de contrainteligência durante a mobilização. Ainda está prevista a convocação de recrutas e reservistas para o serviço militar.

Como a guerra na Ucrânia pode terminar?

Conforme mostrou Oeste, The Wall Street Journal analisou o conflito no Leste Europeu e levantou cinco possibilidades para seu encerramento. “É claro que agora a Rússia não está vencendo”, diz a matéria. “E o sucesso para seu plano B, uma ofensiva para empurrar as forças ucranianas para trás no leste e sudeste do país, parece cada vez mais difícil.”

O leitor pode ler o texto completo ao clicar neste link.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.