Ucrânia acredita em possível grande escalada militar russa em janeiro

O serviço de Inteligência ucraniano calcula que a Rússia tenha 94 mil soldados na fronteira
-Publicidade-
O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov
O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksiy Reznikov | Foto: Reprodução/Ukrinform

O Ministério da Defesa da Ucrânia avalia que o fim de janeiro é o momento mais propício para a Rússia atingir o país com uma escalada militar de “grande alcance”. De acordo com o ministro Oleksiy Reznikov, o serviço de Inteligência ucraniano estima que 94 mil militares russos estejam na fronteira.

“Nossa Inteligência está analisando todos os cenários, incluindo os piores”, afirmou Reznikov, durante uma audiência no Parlamento. “Dizem que há possibilidade de uma escalada de grande alcance por parte da Rússia.”

Contudo, ele acredita que a diplomacia pode diminuir o risco de ataques. Desse modo, “a forma é fazer com que o preço de uma possível escalada seja inaceitável para o agressor”, garantiu Reznikov.

-Publicidade-

O ministro declarou que a “Ucrânia está mais interessada em um cenário político e diplomático de concordância” para o conflito em Donbass. Nessa região, a Rússia apoia grupos separatistas em conflito com o Exército local desde 2014.

Militar da Ucrânia é ferido na fronteira

Um soldado da Ucrânia ficou ferido depois de um ataque promovido pelas forças separatistas na quinta-feira 2 na região da fronteira. A agência estatal de notícias ucraniana Ukrinform informou que a vítima está em um hospital, em estado de saúde considerado satisfatório.

“Perto de Krasnogorivka, mercenários russos usaram morteiros de 120 milímetros, e perto de Vodyane, na área adjacente ao Mar de Azov, o inimigo abriu fogo com canhões sem recuo e armas pequenas”, relatou o Estado-Maior das Forças da Ucrânia. “Perto de Katerynivka, na região de Lugansk, o inimigo disparou com lançadores de granadas de vários tipos e armas pequenas. Perto de Svitlodarsk, os ocupantes usaram armas pequenas para atirar nas posições ucranianas.”

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.