Ultraconservador Ebrahim Raisi é eleito presidente do Irã

Político é acusado pela Anistia Internacional de ter participação no assassinato de milhões de iranianos
-Publicidade-
O presidente eleito do Irã,  Ebrahim Raisi |
O presidente eleito do Irã, Ebrahim Raisi | | Foto: Reprodução/Agência Irna

Na sexta-feira 18, com 62% dos votos, o ultraconservador Ebrahim Raisi foi eleito presidente do Irã. O candidato era visto como favorito na disputa e presidia a Justiça do país. No pleito de 2021, cerca de 600 políticos iranianos tiveram sua candidatura negada. Entre eles, figuram nomes de destaque como Mahmoud Ahmadinejad, ex-presidente da república islâmica e o atual vice-presidente da nação persa, Es-Hagh Jahanguiri.

Raisi é acusado pela Anistia Internacional de ter integrado a “Comissão da Morte”, grupo acusado do assassinato de milhões de iranianos em 1988. Quando questionado sobre o assunto entre 2018 e 2020, o político negou participação nas execuções, mas prestou reverência ao expurgo que, segundo ele, foi ordenado pelo Aiatolá Khomeini — fundador da república islâmica.

“O fato de Ebrahim Raisi ter chegado à presidência em vez de ser investigado por crimes contra a humanidade, como assassinato, desaparecimento forçado e tortura, é um lembrete sombrio de que a impunidade reina no Irã”, afirmou a Anistia Internacional, num comunicado.

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site