Uma dose do pensamento de Jordan Peterson

Em vídeo publicado no Twitter, psicólogo clínico canadense explica quais são os deveres de uma universidade

A Oeste depende dos assinantes. Assine!

-Publicidade-
O canadense Jordan Peterson é psicólogo clínico
O canadense Jordan Peterson é psicólogo clínico | Foto: Reprodução/Flickr

O canadense Jordan Bernt Peterson, de 59 anos, é professor universitário e psicólogo clínico. Autor de livros como 12 Regras Para a Vida, Além da Ordem e Mapas do Significado, Peterson ficou conhecido depois de se recusar a usar o pronome de gênero neutro dentro da Universidade de Toronto. Por isso, foi perseguido por estudantes, professores e militantes.

De lá para cá, o trabalho do psicólogo clínico ganhou musculatura não apenas em seu país de origem, mas também nos Estados Unidos e no Brasil. Com mais de 2,2 milhões de seguidores no Twitter, Peterson publica diariamente textos e vídeos sobre filosofia, arte e política.

Em uma de suas postagens mais recentes, o canadense explica quais são os principais deveres das universidades: ensinar os estudantes a escrever e pensar, porque ambas as atividades andam juntas. “Essa é a melhor maneira de ensinar o pensamento crítico aos universitários”, diz Peterson.

-Publicidade-

Assista ao vídeo, com a mensagem traduzida no corpo do texto

“A melhor maneira de ensinar às pessoas o pensamento crítico é ensiná-las a escrever, porque não há diferença entre escrever e pensar. E uma das coisas que me surpreenderam nas universidades é que ninguém diz aos estudantes o porquê de eles escreverem alguma coisa. “Bem, o que você está escrevendo? Você precisa da nota.” Não! Você precisa aprender a pensar, porque pensar o faz agir efetivamente no mundo. Pensar faz você vencer as batalhas com as quais se compromete — e podem ser batalhas por boas coisas. Se você consegue pensar, falar e escrever, você é absolutamente mortal. Nada pode ficar no seu caminho. É por isso que você aprende a escrever. Se você conseguir formular seus argumentos corretamente, fazer uma apresentação, falar com as pessoas e apresentar uma proposta, as pessoas darão dinheiro a você. Darão oportunidades a você. Você passa a ter influência. É por isso que você está na universidade: para ensinar as pessoas a se expressar, porque essa é a coisa mais perigosa que você possivelmente pode ser. Isso é motivador, se as pessoas entenderem. É assim: aqui está sua espada, seu M16 [fuzil] e seu colete à prova de balas. Agora, aprenda a usá-los.”

Leia mais: “A estupidez da linguagem neutra”, reportagem de Cristyan Costa publicada na Edição 62 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários Ver comentários

  1. Lamentável, ver que as universidades estão se tornando local de militância política, ao invés de ensinar o estudante a pensar. Que triste.

  2. “Se você conseguir formular seus argumentos corretamente, fazer uma apresentação, falar com as pessoas e apresentar uma proposta, as pessoas darão dinheiro a você. Darão oportunidades a você. Você passa a ter influência.”

    Peterson, Dr Jordan
    The best way to think about things.

  3. Poucos professores hoje em dia sabem pensar para si próprios!! O que dirá ensinar alunos a pensar?? As universidades viraram um “faz-de-conta” que eu ensino e que vocês aprendem…Lamentável!

  4. A Universidade é a prática da Liberdade dirigida ao bem da humanidade. Reúne pessoas das mais diversas linhas de pensamento com um único objetivo, tornar nossas ações mais pertinentes e relevantes para a vida. Por isso é função dela entregar a Liberdade de mãos dadas om a Responsabilidade Objetiva de determinados resultados esperados, já que nada é de graça e é, no frigir dos ovos, a sociedade que banca seus custos. Cada curso com seu escopo, delimitações e expectativas, deixá-las, deixar as universidades, nas mãos de militantes de qualquer ideologia é, em toda e qualquer análise, distorcer suas funções com prejuízos incomensuráveis ao País!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.