Uso da pílula da Pfizer contra covid é autorizado na Coreia do Sul

Medicamento tem mecanismo de ação igual ao da ivermectina, afirma especialista
-Publicidade-
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A Coreia da Sul concedeu a autorização de uso emergencial para a pílula antiviral desenvolvida pela Pfizer para combater a covid-19. As autoridades de saúde do país informaram a decisão nesta segunda-feira, 27.

De acordo com o ministro da Segurança Alimentar e Farmacológica sul-coreano, Kim Gang-lip, o tratamento oral com o Paxlovid “deve ajudar a evitar uma deterioração grave de pacientes internados em centros de tratamento residenciais ou sendo tratados em casa”.

O medicamento da Pfizer é o primeiro do tipo a ser adotado no país. A indicação de uso do Paxlovid é para pessoas com idade a partir de 12 anos, que tenham mais de 40 quilos, estejam com sintomas entre suaves e moderados e com risco alto de desenvolver casos graves da covid-19 em razão de fatores como doenças preexistentes.

-Publicidade-

A Merck Sharp & Dohme (MSD) também ingressou com o pedido de autorização na Coreia do Sul para uso emergencial de sua medicação contra a covid-19: o Molnupiravir. Contudo, a requisição ainda está em análise.

Na semana passada, tanto o Paxlovid, da Pfizer, quanto o Molnupiravir, da MSD, tiveram seu uso emergencial autorizado pela Food and Drug Administration (FDA).

O medicamento da Pfizer e a ivermectina

Em entrevista concedida a Oeste, a biomédica Rute Alves Pereira e Costa, mestre em fisiopatologia médica e doutora em ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), revelou que o medicamento desenvolvido pela Pfizer e a ivermectina possuem o mesmo mecanismo de ação contra o coronavírus.

“Um dos principais mecanismos de ação da ivermectina é impedir que o vírus se ligue à célula na região viral 3CLpro, do mesmo jeito que o Paxlovid, da Pfizer, se propõe a fazer”, disse a especialista. “Ou seja: Paxlovid e a ivermectina agem na mesma região do vírus’.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

2 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.