Nesta quinta-feira, 20, o Parlamento da Áustria aprovou a obrigatoriedade da vacina contra a covid-19. A exigência da imunização para maiores de 18 anos entrará em vigor no dia 4 de fevereiro. Quem não obedecer a norma deverá pagar uma multa de quase € 3,6 mil (cerca de R$ 22 mil). Apenas pessoas com recomendações médicas poderão ser dispensadas da vacinação.
Ao aprovar a medida, por 137 votos, a Áustria se torna o primeiro país da União Europeia a adotar a obrigatoriedade da vacinação para toda população adulta. Em janeiro, a Itália aprovou a exigência da imunização apenas para os maiores de 50 anos.
Apesar de a maioria da população da Áustria (74%) estar com o esquema vacinal completo (duas doses), a norma foi aprovada em resposta à alta registrada nos contágios pela variante Ômicron.
Desaprovação da vacina obrigatória contra a covid-19
No último sábado, 15, a população da Áustria já havia se manifestado contra a lei de obrigatoriedade da vacina. Dezenas de milhares de pessoas foram às ruas de Viena protestar contra o governo, expressar indignação contra as medidas restritivas adotadas pelas autoridades e criticar o passaporte sanitário.
Leia também: “A hora do levante”
Redação, que esculhambação é essa, como é que vocês permitem isso aqui?