publicidade
Mundo

Vaticano se manifesta sobre abertura dos Jogos Olímpicos de Paris

Nota de reprovação vem mais de uma semana depois da cerimônia na capital francesa

Líderes de vários países também se manifestaram sobre a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris | Foto: Reprodução/Twitter/X
Líderes de vários países também se manifestaram sobre a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris | Foto: Reprodução/Twitter/X

Mais de uma semana depois da abertura dos Jogos Olímpicos, o Vaticano se manifestou neste sábado, 3, sobre a cerimônia de abertura, que já foi alvo de críticas de bispos de várias partes do mundo.

Em comunicado, a Igreja Católica disse que “não deveria haver alusões que ridicularizem as convicções religiosas de muitas pessoas”. Além disso, ressaltou que “a liberdade de expressão, que obviamente não está em questão, encontra seu limite no respeito pelos outros”.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Durante a cerimônia, um grupo de drag queens apareceu em uma longa mesa em referência à Santa Ceia. Os organizadores, no entanto, negaram essa interpretação.

O que dizem os responsáveis pela abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 

Os responsáveis pela abertura dos Jogos Olímpicos de Paris afirmaram que a cena representava uma festa pagã liderada por Dionísio, deus do vinho e do teatro, e não a Santa Ceia. Segundo o diretor artístico da cerimônia, Thomas Jolly, a intenção era “enviar uma mensagem de amor, uma mensagem de inclusão”.

As críticas, entretanto, persistiram. O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou sua intenção de ligar para o papa Francisco, para denunciar a imoralidade do evento. 

A cena também foi alvo de críticas do líder supremo do Irã, Ali Khamenei, e do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que a chamou de “vergonhosa”.

A resposta da Igreja Católica

Um dia depois da abertura dos Jogos Olímpicos, a Conferência dos Bispos da Igreja Católica Francesa foi uma das primeiras a se manifestar. A conferência repudiou a releitura da “Última Ceia”.

“Nossos pensamentos estão com todos os cristãos de todos os continentes que foram feridos pela ofensa e provocação de certas cenas”, disseram os bispos. “Esperamos que eles entendam que a celebração olímpica se estende muito além das preferências ideológicas de alguns artistas.”

+ Olimpíada: empresa retira patrocínio depois de blasfêmia

Outros líderes religiosos também criticaram a adaptação. O bispo Andrew Cozzens, presidente do Comitê Episcopal dos Estados Unidos para Evangelização e Catequese, pediu aos católicos que respondam ao incidente de Paris com oração e jejum.

“Jesus viveu sua Paixão novamente na sexta-feira à noite em Paris, quando sua Última Ceia foi publicamente difamada”, disse Cozzens. “Não ficaremos de lado e ficaremos quietos enquanto o mundo zomba de nosso maior presente do Senhor Jesus.”

O bispo alemão Stefan Oster chamou a cena de “Última Ceia queer” de “um ponto baixo e completamente supérfluo”. O arcebispo Peter Comensoli de Melbourne, na Austrália, preferiu “o original”, ao publicar uma fotografia da obra de Da Vinci no Twitter/X. Já o bispo Robert Barron, de Winona-Rochester, descreveu a paródia como “grosseira”, e o arcebispo de Santiago do Chile, Dom Fernando Chomali, considerou a encenação “grotesca”.

Leia também:

Leia mais sobre:

16 comentários
  1. Roberto Gomes
    Roberto Gomes

    Como Nosso Senhor Jesus Cristo ao ser crucificado ” pai perdoai-lhes eles não sabem o que fazem!” Amém

  2. Racosta
    Racosta

    Deixaram pra criticar bem depois propositadamente para não gerar muito efeito… se realmente estivessem indignados teriam agido logo na hora…

  3. Carlos Eduardo Gomes da Silva
    Carlos Eduardo Gomes da Silva

    As cenas da abertura do até então maior evento esportivo do planeta mostra a degradação moral de um país que outrora contribuiu para a propagação do catolicismo.
    Pode-se salientar que o espírito de congraçamento dos povos que representava o evento, se tornou bizarro e desprezível.

  4. Synara Muttini Joaquim
    Synara Muttini Joaquim

    Demorou, cedeu as pressões externas ao Vaticano ou como bem disse Cauti:” esteve discutindo coisas mais importantes com o todo Poderoso”

  5. José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho
    José Eduardo Ferreira Prado de Carvalho

    A demora do Vaticano em protestar a sacanagem com os cristãos, prova o caráter e a ideologia desse padreco de meia pataca, mas, não haverá de ser papa por muito tempo, Deus está vendo.

  6. ELIAS
    ELIAS

    A relutância do Vaticano em condenar a agressão contra a Igreja na cerimônia de abertura das olimpíadas é semelhante à abstenção do governo brasileiro em criticar as eleições fraudulentas da Venezuela. Em ambos os casos, a parceria inescrupulosa com o comunismo fala mais alto que o dever de defesa dos católicos e da democracia.

  7. Thiago da Rocha Rodrigues
    Thiago da Rocha Rodrigues

    A resposta de todo cristão a este ataque deveria ser o boicote aos jogos e às empresas patrocinadoras.

  8. Herbert Gomes Barca
    Herbert Gomes Barca

    esse papa de mentirinha, só falou pouquíssimas palavras pra não ficar mais feio do que o próprio ato infame da abertura dessa olimpíada nojenta !
    tanto ele, papa do mal, como o COI são braços do satanismo

    1. Jose nelson lopes dos santos
      Jose nelson lopes dos santos

      Ja aqui os bispos e o pedofilo tarado protegido pela rsquerda amaram o absurdo

  9. Marcio Yukio Katsuki
    Marcio Yukio Katsuki

    O papa do demônio é conivente com o Comunismo!! É anticristo na carne do papa!!

  10. RCB
    RCB

    A nota da Igreja Católica Romana foi mais leve que a nota de líderes religiosos de outras religiões. Que tempos. E a CNBB? “Tristes Trópicos” !!

  11. Auta Viviane Rocha
    Auta Viviane Rocha

    Antes tarde do que nunca já diz o ditado. Nesse caso o Vaticano se omitiu durante uma semana e, provavelmente só se expressou, pois ficou vergonhoso demais o silêncio.

  12. Auta Viviane Rocha
    Auta Viviane Rocha

    Antes tarde do que nunca já diz o ditado. Nesse caso o Vaticano se omitiu durante uma semana e, provavelmente só se expressou, pois ficou vergonhoso demais o silêncio.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.