Hugo Velázquez, vice-presidente do Paraguai, renunciou ao cargo nesta sexta-feira, 12, após ter sido proibido de entrar nos Estados Unidos por corrupção. Velázquez também desistiu de ser candidato à Presidência nas próximas eleições do país, que ocorrerão em 2023.
“Vou me aposentar da política. Foi a última etapa da minha carreira”, disse o vice-presidente. “A decisão é para evitar que o presidente da República, Mario Abdo Benítez, seja afetado.”
Relacionadas
O Departamento de Estado dos EUA sancionou Velázquez, “por sua participação em atos significativos de corrupção, incluindo suborno de um funcionário público e interferência em processos públicos”. O esquema está relacionado à usina hidrelétrica de Yacyretá, obra binacional no Rio Paraná, na fronteira do Paraguai com a Argentina.
Segundo o governo norte-americano, o caso também teve o envolvimento de Juan Carlos Duarte, assessor jurídico da usina hidrelétrica Entidad Binacional Yacyretá.
“Juan Carlos Duarte ofereceu propina a um funcionário público paraguaio para obstruir uma investigação que ameaçava o vice-presidente e seus interesses financeiros”, afirmou o órgão norte-americano. “Duarte abusou e explorou de sua posição pública dentro da Entidad Binacional Yacyretá, colocando em risco a confiança pública em um dos ativos econômicos mais vitais do Paraguai.”
Hugo Velázquez e Juan Carlos Duarte foram punidos pelos EUA com a perda do direito a visto de entrada nos Estados Unidos.
Estou muito contente de poder ler em tempo real as notícias publicadas nesta que considero a melhor revista virtual destes últimos tempos ! Acredito e espero não ter nenhuma decepção quanto aos excelentes jornalistas ! Parabéns Revista Oeste !
O Luiz Inácio lula da Silva pode entrar nos Estados Unidos?
Kkkkkkkkkk
Não, entendi. Se o problema foi o cara ser corrupto, então porquê o maior ladrão do mundo tem livre acesso aos EUA ????
Como se dizia antigamente, o mundo é redondo e dá voltas. Bolsonaro não tem nenhum motivo para se preocupar com isso.