Vice-presidente do Paraguai renuncia ao cargo

Hugo Velázquez foi proibido de entrar nos Estados Unidos
-Publicidade-
Vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez
Vice-presidente do Paraguai, Hugo Velázquez | Foto: Divulgação/Flickr

Hugo Velázquez, vice-presidente do Paraguai, renunciou ao cargo nesta sexta-feira, 12, após ter sido proibido de entrar nos Estados Unidos por corrupção. Velázquez também desistiu de ser candidato à Presidência nas próximas eleições do país, que ocorrerão em 2023. 

“Vou me aposentar da política. Foi a última etapa da minha carreira”, disse o vice-presidente. “A decisão é para evitar que o presidente da República, Mario Abdo Benítez, seja afetado.”

-Publicidade-

O Departamento de Estado dos EUA sancionou Velázquez, “por sua participação em atos significativos de corrupção, incluindo suborno de um funcionário público e interferência em processos públicos”. O esquema está relacionado à usina hidrelétrica de Yacyretá, obra binacional no Rio Paraná, na fronteira do Paraguai com a Argentina.

Segundo o governo norte-americano, o caso também teve o envolvimento de Juan Carlos Duarte, assessor jurídico da usina hidrelétrica Entidad Binacional Yacyretá. 

“Juan Carlos Duarte ofereceu propina a um funcionário público paraguaio para obstruir uma investigação que ameaçava o vice-presidente e seus interesses financeiros”, afirmou o órgão norte-americano. “Duarte abusou e explorou de sua posição pública dentro da Entidad Binacional Yacyretá, colocando em risco a confiança pública em um dos ativos econômicos mais vitais do Paraguai.”

Hugo Velázquez e Juan Carlos Duarte foram punidos pelos EUA com a perda do direito a visto de entrada nos Estados Unidos.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

4 comentários Ver comentários

  1. Estou muito contente de poder ler em tempo real as notícias publicadas nesta que considero a melhor revista virtual destes últimos tempos ! Acredito e espero não ter nenhuma decepção quanto aos excelentes jornalistas ! Parabéns Revista Oeste !

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.