publicidade
No Ponto

Confira os depoimentos que estão no radar da CPMI do 8 de Janeiro

Acareação entre a deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pode ser pautada

CPMI
(Da esq. para a dir.) O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), e a relatora do colegiado, senadora Eliziane Gama (PSD-MA) | Foto: Reprodução

Apesar de não estar funcionando na semana do feriado do 7 de Setembro, a CPMI do 8 de Janeiro tem alguns depoimentos na mira. Conforme apurou a coluna, seis oitivas estão no radar da comissão, mas ainda não há uma data para que os depoimentos aconteçam.

As sessões devem ser retomadas na terça-feira 12. A previsão é que os trabalhos do colegiado se encerrem em outubro deste ano.

Receba nossas atualizações

Estão na lista os seguintes nomes:

  • Delegada Marília Alencar, ex-diretora de Inteligência do Ministério da Justiça;
  • General Gustavo Henrique Dutra de Menezes, ex-chefe do Comando Militar do Planalto;
  • Membros da Força Nacional;
  • General Carlos José Russo Assumpção Penteado, ex-secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro;
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do GSI do governo Bolsonaro;
  • Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP);
  • Hacker Walter Delgatti;
  • Um dos financiadores dos atos de 8 de janeiro;

Marília trabalhou com o delegado Anderson Torres quando ele era ministro da Justiça. Além disso, foi secretária de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, também na gestão Torres. O requerimento com o pedido de convocação da delegada já está aprovado. O presidente da CPMI, deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), precisa apenas pautar da oitiva.

Dutra é acusado de impedir a ação da Polícia Militar do DF nos acampamentos em frente ao Quartel-General de Brasília. O pedido de convocação dele também já está aprovado.

Já Penteado teria “sabotado” o então ministro do GSI, general Gonçalves Dias, ao não acionar o Plano Escudo para proteger o Palácio do Planalto. À CPI do DF, contudo, Penteado culpou G. Dias pelos ataques. O general é alvo de quase 50 requerimentos de convocação, mas nenhum foi aprovado até o momento.

Além de estar possivelmente envolvido em um esquema internacional de venda de joias — recebidas em viagens oficiais da Presidência da República –, Mauro Cid também precisa explicar aos membros da CPMI o conjunto de mensagens encontrado pela PF em seu aparelho celular.

Quando esteve no colegiado, o militar ficou em silêncio. Em agosto, uma nova convocação de Cid — que está preso — foi aprovada pela comissão.

Os parlamentares que pedem a convocação do general Heleno alegam que o 8 de janeiro começou ainda no governo Bolsonaro. Desse modo, o então chefe do GSI deveria depor ao colegiado. A oitiva do general também já foi aprovada.

Já Zambelli e Delgatti devem ser submetidos a uma acareação. Interlocutores disseram a coluna que a proposta deve partir da relatora da CPMI, senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Delgatti é investigado por invasão aos sistemas do Poder Judiciário e por um suposto plano para comprovar a vulnerabilidade das urnas eletrônicas.

À PF, Delgatti explicou que foi contratado por Carla para comprovar a vulnerabilidade do sistema eleitoral. O hacker já foi ouvido pela comissão, mas a deputada, não.

Por fim, entre os pedidos de convocação da Força Nacional, estão os do coronel da reserva José Américo Gaia, ex-diretor da FNS; o coronel Sandro Augusto de Sales Queiroz, ex-comandante do Batalhão de Pronto Emprego da corporação; o delegado Ivair Matos Santos, ex-diretor-substituto da FNS; e Fernando Alencar Medeiros, atual diretor da FNS.

Tais requerimentos ainda precisam ser aprovados. Na semana passada, o presidente da CPMI disse que pretende pautar os documentos.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade