O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-SP) disse nesta quinta-feira, 23, que recebeu uma carta de uma manifestante presa na Colmeia, no Distrito Federal. No documento, a mulher detida há mais de 40 dias por causa dos protestos na Praça dos Três Poderes garantiu não ter participado dos atos de vandalismo.
“Cheguei no quartel-general às 20 horas do domingo”, relatou a manifestante. “Desci do ônibus e vi a confusão, pois na estrada não havia sinal de internet. Todos estavam correndo e assustados. Com medo, corri para me abrigar no quartel. A Polícia Federal (PF) tentou invadir o local, mas o Exército não deixou. Pela manhã, fui presa e acusada de invadir e destruir.”
Carta que recebi de presa na Colmeia. Alega, como foi o caso de muitos, que foi presa na manhã seguinte às depredações, tendo chegado a Brasília apenas na NOITE de domingo. Que Justiça é essa que prende alguém assim “em flagrante” e mantém presa essa pessoa há mais de 40 dias? pic.twitter.com/YRR8F13iho
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) February 23, 2023
A mulher foi detida em frente ao quartel de Brasília na manhã de 9 de janeiro. Na ocasião, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, ordenou que a PF prendesse em flagrante pouco mais de 1,2 mil pessoas por, supostamente, terem participado dos atos de vandalismo da tarde de domingo.
Todas essas pessoas, entre elas idosos e crianças, foram encaminhadas para a Academia Nacional da PF, onde ficaram presas por alguns dias em condições suspeitas. Aos poucos, os agentes foram liberando as crianças e alguns detidos que comprovaram doenças. Os demais, foram encaminhados para a prisão. Até o momento, cerca de 900 pessoas ainda estão presas.
Leia também: “Vidas suspensas”, reportagem de Augusto Nunes e Cristyan Costa para a Edição 151 da Revista Oeste.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O ministro não está preocupado em fazer justiça, o que ele quer na verdade é perseguir bolsonaristas e implantar o medo no pessoal da direita em se manifestar! Censo de justiça passa longe desse ministro! Um dia a mão de Deus pesa sobre ele!
Os verdadeiros vândalos estão soltos
Pérola da boçalidade.
Brasil
E viva as Frouxas Armadas.
Sr. Nivaldo. O Sr. é 1. BURRO ou 2. DESONESTO (Mal intencionado) ou a soma de 1+2! Qual a parte que você não entendeu que alguns dos presos são completamente inocentes?
É um capo de concentração !
Os mais de mil presos políticos deste galinheiro nauseabundo são meras vítimas que justificam os estupros às leis perpetrados por ditadores cínicos capazes de tido.
Se Tivessem Ficado em Casa ao Invés de Procurar ENCRENCA De Graça Nada disso teria Acontecido…CHEGA DE XORORO E AGUENTEM ” FIRMES” AS CONSEQUÊNCIAS ( quem sabe lhes Sirvam de Lição)
*** Nivaldo … O que você escreveu é o suprasumo do seu cérebro .. lixo pôdre.
Se não houver uma ação de impacto dos nobres congressistas, nada vai mudar no curto prazo. Dada a situação de urgência, poderia ser considerado pelos nobres congressistas a possibilidade de uma greve de fome nas dependências do STF.
Tem que ler todos os dias da tribuna a mesma carta para, no mínimo, constranger os pulgas que julgamos estar lá para nos representar.
De onde se menos espera é justamente de onde não sai nada. Então, só resta desejar sorte e força aos que estão presos injustamente, sem qualquer providência de quem tem atribuição para tanto. Carta aos injustamente presos: Tenham calma, tenham força e aguentem firme. O BEM sempre vence o MAL. Deus está no comando! Tenho pena dos que hoje fazem mal a tanta gente. A única lei que será aplicada com força e verdade é a “Lei do retorno”.
Infelizmente, a direita se acovardou e se trancou dentro de casa. Nenhuma manifestação pedindo respeito à audiência de custódia. Sabem que de nada adiantaria e seriam presos também. Descanse em paz, Justiça brasileira. Que a terra lhe seja leve.
O sentimento é de perplexidade diante de tanta crueldade com cidadãos privados da liberdade,sem acesso aos seus advogados, à família com seus bens bloqueados.Agora se socorre os desabrigados das chuvas e quando vai haver um clamor de justiça para os desabrigados de Justiça ?
Quem deveria ser preso era o imperador do xandaquistão.
Gulags, Lulags. Alguém tem dúvida?
Só estou repetindo o que li.
O sentimento é de perplexidade diante de tanta crueldade com cidadãos privados da liberdade,sem acesso aos seus advogados, à família com seus bens bloqueados.Agora se socorre os desabrigados das chuvas e quando vai haver um clamor de justiça para os desabrigados de Justiça ?