Durante seu depoimento à CPI do MST, o general Marcos Edson Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), negou ter recebido qualquer informação sobre invasões de propriedade por parte do movimento.
O militar fala, nesta terça-feira, 1°, ao colegiado para esclarecer as ações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no monitoramento de invasões de terra ocorridas durante o atual governo — sob sua gestão enquanto ministro.
Aos parlamentares, G. Dias — como é conhecido –, contou que, por não ter conhecimento das ações do MST, não conversou com o presidente Lula sobre o tema. Além disso, que não recebeu nenhum relatório do órgão de inteligência.
Conforme o general, as invasões de terras não são da alçada do GSI, mas do Sistema de Inteligência de Segurança Pública (Sinesp). Para a oposição, a Abin deveria ter emitido os relatórios informando sobre tais atos.
Em 2009, Wilson Roberto Trezza, então diretor-geral da Abin, admitiu que o órgão de inteligência monitora “movimentos sociais” como o MST, mas que não tem mecanismos para prever todas as ações deflagradas.
Na época, ele disse que a Abin acompanha as ações dos movimentos sempre que há ameaças ao patrimônio público, com foco nos interesses da Presidência da República.
“A Abin tem gerência própria, se ela não emitiu nenhum parecer sobre as invasões, ou não comunicou o GSI, tem que perguntar para ela”, explicou o ex-GSI. G. Dias foi exonerado do cargo em abril deste ano. Segundo parlamentares da oposição, durante a gestão do general, aconteceram cerca de 20 invasões do MST.
Para defender o militar, a ala governista afirmou que não é função da Abin monitorar “movimentos sociais”. Contudo, o vice-presidente da CPI do MST, Kim Kataguiri (União Brasil-SP), disse que a lei que prevê que a Abin tem a função de “avaliar as ameaças a ordem constitucional” e questionou o ex-ministro.
“As invasões do MST se enquadram em ameaças a ordem constitucional?”, interpelou o parlamentar. G. Dias, porém, disse que o tema era “muito complexo”.
Leia também:
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
G. Dias não sabia das invasões do MST, fato notório a todos; também não conversou com Lula a respeito do assunto. E de que adiantaria? Lula também nunca sabe de nada!