Depois de depor à CPI do MST, o general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), disse que não comentaria as acusações feitas, nesta terça-feira, 1°, por Saulo Moura Cunha, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
“Estou muito cansado, tenho 73 anos”, declarou o militar a jornalistas. “Agradeço muito a cobertura de vocês. Estou contente. Obrigado por tudo.”
Em seguida, o general Dias foi questionado sobre as alegações de Saulo. “Também não gostaria de comentar isso”, concluiu. Oeste registrou o momento. Confira:
Nesta manhã, Saulo prestou depoimento à CPMI do 8 de Janeiro. Na ocasião, o ex-diretor da Abin admitiu que adulterou um relatório do órgão de inteligência a pedido de G. Dias.
“Entreguei essa planilha ao ministro, e ele pediu que tirasse o nome dele do documento, pois ele não era o destinatário oficial daquelas mensagens”, contou Saulo à comissão.
Conforme revelou o jornal O Globo, a comparação entre dois relatórios da Abin mostrou que o GSI adulterou o primeiro relatório de inteligência enviado a uma comissão do Congresso.
A fraude seria para retirar dos documentos os registros de que o general Gonçalves Dias foi alertado por mensagens enviadas ao seu celular sobre os crescentes riscos de tumulto e de invasões na Praça dos Três Poderes.
Em depoimento à CPI do 8 de janeiro do Distrito Federal, contudo, o general negou a autoria da fraude e jogou a responsabilidade para Saulo.
Ainda na CPMI, o ex-Abin revelou que, às 8 horas da manhã de 8 de janeiro, enviou todos os avisos do órgão de inteligência ao general.
Além disso, que telefonou ao general Gonçalves Dias às 13h30 garantindo que os prédios públicos seriam invadidos.
Após o depoimento de hoje, a expectativa era que a mesa coordenadora da CPMI já tivesse marcado a oitiva do ex-ministro — previamente aprovada pelos membros do colegiado. No entanto, até o momento, o interrogatório não possui data.
O próximo a vir depor à comissão será o delegado da Polícia Federal Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.
Leia também:
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Tudo um grande rosario de mentiras e enganos. Quem esta pagando por tudo isso sao os inocentes que estao presos . Injustiça total, mas no momento certo a resposta de Deus vira e todos esses impostores irao pagar pelas suas mentiras.
Impressionante como um militar ter esse comportamento, passei a ter a certeza que os melancias estao infiltrados e destruindo as Forças Armadas. Sao traidores do povo brasileiro e da nossa amada Patria.