O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve se reunir com os líderes da Casa na segunda-feira 29. Conforme apurou Oeste, o encontro está previsto na agenda do deputado alagoano, que deve desembarcar em Brasília na noite do domingo 28.
Na pauta do encontro, estará o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão — não impositivas e direcionadas pelas comissões permanentes do Legislativo — no Orçamento para 2024.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Arthur Lira foi comunicado antecipadamente sobre o veto. Contudo, destacou a aliados que não concordou com a medida. O deputado alagoano discute com outros parlamentares uma possível reação da Casa.
Se o governo federal não negociar com o Congresso o valor vetado sobre as emendas, o Legislativo deve derrubar os vetos de Lula. Desse modo, o Planalto começaria o ano de 2024 com uma derrota no Congresso.
+ Frentes parlamentares pedem adiamento de Conferência Nacional de Educação
Devido às eleições municipais, deputados e senadores articularam para turbinar o valor do repasse de emendas, fazendo o Orçamento estabelecer um valor recorde para a liberação anual de emendas parlamentares: cerca de R$ 53 bilhões.
As emendas são uma forma de os parlamentares ajudarem aliados políticos nos municípios. Desse modo, conseguem ampliar sua influência.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Aquela câmara federal está mais parecenda com a Casa-de-Mãe-Lira, a polícia entra quando quer e a tudo revira.