publicidade
No Ponto

Moraes arquiva processo que concentrou prisões do 8 de janeiro

Ministro afirma que a petição perdeu o objeto depois que os casos passaram a tramitar em ações penais, inquéritos e petições específicas

manifestações - cpmi do 8 de janeiro - impeachment
Manifestantes sobem a rampa do Congresso Nacional, em 8 de janeiro de 2023 | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, arquivou a Petição (PET) 10.820, que tratava das prisões em flagrante durante os protestos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Moraes determinou que as medidas cautelares impostas a alguns investigados, como uso de tornozeleira eletrônica e proibição de sair da comarca, permanecem válidas, mas a PET perdeu seu objeto, pois os casos agora tramitam em ações penais e inquéritos individuais.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o arquivamento de um processo sobre 8 de janeiro.

A Petição (PET) n° 10.820 concentrava prisões em flagrante realizadas durante o protesto de 2023 e a desocupação dos acampamento nas cercanias do Quartel-General do Exército, em Brasília. No âmbito da PET, o juiz do STF também fixou cautelares para parte dos investigados que receberam liberdade provisória.

Receba nossas atualizações

Entre as medidas impostas estavam o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de deixar a comarca onde o investigado mora, o comparecimento semanal à Justiça, a entrega do passaporte e a proibição de usar redes sociais.

Na decisão, assinada na quarta-feira 2, Moraes observou que a PET perdeu o objeto em virtude de sua finalidade já ter sido cumprida.

+ Veja mais notas exclusivas e de bastidor na coluna No Ponto

Conforme o ministro, houve o “exaurimento das diligências específicas” da petição. O arquivamento, porém, não interfere nas ações penais (APs) nem nos inquéritos relacionados, que seguem em tramitação no STF.

O advogado Ezequiel Silveira, da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de Janeiro, comemorou o encerramento do processo. “Que este seja apenas o início de muitas outras vitórias em favor da liberdade e da justiça”, disse.

Dados mais recentes sobre o 8 de janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes em sessão plenária do STF (4/9/2024) | Foto de Ton Molina/NurPhoto

De acordo com o balanço mais recente divulgado por Moraes, o STF já responsabilizou 1.402 pessoas pelo 8 de janeiro.

Desse total, 431 cumprem pena privativa de liberdade, enquanto 419 receberam penas restritivas de direitos, como prestação de serviços à comunidade.

Outros 552 casos foram resolvidos por meio de acordos de não persecução penal.

O relatório informa ainda que 190 pessoas permanecem presas. Dessas, 169 cumprem prisão definitiva e 21 estão em prisão processual. Entre os condenados em definitivo, 111 estão em regime fechado, três no semiaberto e 55 em prisão domiciliar.

Ao todo, o STF registrou 1.878 denúncias, sendo 1.160 contra acusados de incitação, 628 contra executores e 31 contra integrantes dos chamados núcleos principais das investigações.

Segundo a Corte, ainda há 177 investigações em andamento, 67 denúncias pendentes de recebimento e 144 arquivamentos por ausência de justa causa.

Leia também: “Ameaça suprema”, reportagem publicada na Edição 327 da Revista Oeste

Confira ainda

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

1 comentário
  1. FLAVIO AUGUSTO ROSSI
    FLAVIO AUGUSTO ROSSI

    MAIS UMA CORTINA DE FUMAÇA !
    DE NADA PRA LUGAR NENHUM !

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade