publicidade
No Ponto

Na reta final, CPI das ONGs deve intensificar trabalhos e mantém Marina Silva na mira

Comissão também quer ouvir representante do Instituto Socioambiental, criticado nas oitivas e em diligência no Amazonas

cpi das ongs marina silva
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, durante anúncio de reforço de brigadistas para combate de queimadas na Amazônia - 13/10/2023 | Foto: Wallace Martins/Estadão Conteúdo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs deve intensificar os trabalhos, a partir da próxima semana, para ser também possível ouvir a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, conselheira honorária do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). O Ipam é uma das organizações na mira da CPI, por supostos abusos.

Os depoimentos, que desde o início dos trabalhos do colegiado ocorrem apenas às terças-feiras, podem ganhar mais um dia na semana. A previsão é que a audiência com Marina ocorra na terça-feira 21.

Receba nossas atualizações

cpi ongs marina silva
O relator da CPI das ONGs, Marcio Bittar (esq), e o presidente da comissão, Plínio Valério (dir), durante audiência do colegiado, que ouviu o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho – 07/11/2023 | Foto: Wallace Martins/Estadão Conteúdo

Com isso, espera-se contemplar as oitivas faltantes, entre elas, com representantes do Instituto Socioambiental, duramente criticado por indígenas nas sessões e em uma diligência realizada em Pari-Cachoeira, em São Gabriel da Cachoeira (AM).

A CPI estuda ainda fazer uma missão no Pará, a fim de compreender o conflito entre agricultores e a Força Nacional, que realiza operações de “desintrusão”. Vídeos exibidos na CPI mostram agentes prendendo posseiros e usando da força contra famílias. Em outras imagens, é possível ver animais sendo maltratados. O caso fez com que a CPI enviasse uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal.

Duração da CPI das ONGs e oitiva com Marina Silva

Iniciada em 14 de junho deste ano, a CPI das ONGs conseguiu ser prorrogada até dezembro. O relatório deve ser votado no dia 19. Trata-se da última CPI em funcionamento no Congresso Nacional, visto que a do MST e do 8 de Janeiro encerraram em outubro, além do término de outras investigações, envolvendo a Americanas, as pirâmides financeiras e partidas de futebol.

Funcionando sem interrupções desde o início, a CPI das ONGs já apreciou mais de 150 requerimentos e colheu farto material para investigação, de órgãos como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Agência Brasileira de Inteligência e Ministério das Relações Exteriores.

Convidada no início dos trabalhos, Marina não compareceu à CPI. Agora, contudo, no fim das atividades, a comissão quer ouvir a ministra.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.