Revista Oeste - No Ponto

O ‘Ministério da Verdade’ do PT

-Publicidade-
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), criou o Departamento de Promoção da Liberdade de Expressão. Segundo o texto publicado no Diário Oficial da União, na segunda-feira 23, a estrutura vai “fiscalizar peças de desinformação e promover políticas de igualdade social”. Nas redes sociais, o órgão está sendo chamado de Ministério da Verdade, da distopia 1984, de George Orwell.

Em parceria com a Advocacia-Geral da União (AGU), que estabeleceu a “Procuradoria de Defesa da Democracia”, a Secom quer censurar conteúdos que ela e a AGU considerem fake news. A retirada de conteúdos do ar vai ocorrer por meio de processos e representações apresentadas à Justiça.

O “Ministério da Verdade” da Secom terá os seguintes órgãos:

-Publicidade-
  • Coordenação-Geral de Liberdade de Expressão e Enfrentamento à Desinformação;
  • Coordenação de Políticas para Liberdade de Expressão e Enfrentamento à Desinformação;
  • Coordenação-Geral de Promoção da Diversidade e Pluralismo;
  • Coordenação de Políticas de Promoção da Diversidade e Pluralismo.

Ao assumir a Secom, no início de janeiro, Pimenta prometeu que o “combate à desinformação” será um dos temas centrais de sua gestão. “A desinformação mata, e não queremos nunca mais repetir esse tormento”, disse. “Faremos um trabalho permanente de combate às notícias falsas.”

Leia também: “A imprensa faz o papel de Ministério da Verdade”, reportagem publicada na Edição 138 da Revista Oeste

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

26 comentários Ver comentários

  1. Mais um cabide de emprego. Vão empregar um monte de vagabundos que ainda terão o papel de dizer o que podemos e o que não podemos falar ou escrever.

  2. Mais um estupro contra a nação pois é clara CENSURA que a pros-tituição avacalhada não permite … sugiro nomear o Zé Dirceu para o aborto criminoso ou ressuscitar dona Solange a censura do AI-5 … até quando seremos violados pela quadrilha empoderada?

  3. Seria bom o PT começar arrumando a própria casa, já que permitiu que uma ministra do seu governo contasse uma mentira épica em Davos, diante do mundo inteiro.

  4. É a cartilha de “Como se Tornar um Tirano”, promovendo aquilo que, na verdade, se pretende suprimir. ATÉ QUANDO, INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E CIVIS???

  5. Paulo Pimenta é o ” Montanha ” das planilhas da corrupção da Odebrecht. Já que o Ministério que zelar pela VERDADE, que tal o Paulo ” Montanha ” Pimenta interpelar a Odebrecht judicialmente, exigindo polpuda indenização por danos morais por tê-lo colocado numa planilha junto com corruptos notórios, com valores e datas das entregas de pixulecos? Se não acionar a Odebrecht, Paulo ” Montanha ” nos dá a certeza, em defesa da VERDADE, que a empreiteira bandida falou a VERDADE.

  6. “Pessoas que se recusam a aceitar verdades desagradáveis não têm o direito de reclamar de políticos que mentem para elas. Que outro tipo de candidatos essas pessoas poderiam eleger”?

    Thomas Sowell (1930), economista norte-americano, crítico social, filósofo político

  7. Isso é muito sério! Como eles vão afirmar o que é verdade, eles estão de um lado dessa meia verdade. Lembrei de um trecho do poema de Carlos Drumond de Andrade, é perfeiro para esse momento, vejamos:
    A porta da verdade estava aberta,
    mas só deixava passar
    meia pessoa de cada vez.

    Assim não era possível atingir toda a verdade,
    porque a meia pessoa que entrava
    só trazia o perfil de meia verdade.

  8. Deixe-me entender. O governo irá dizer o que é a verdade? Ou, irá dizer a verdade que molda?
    Será fake news, um despenalizado, condenado em três instâncias ser inocente?
    Será fake news o impeachment da Dilma?
    Será fake news a ditadura que está sendo implantada a passos largos?
    Será fake news, os piores índices de alfabetização do brasileiro?
    Opa, cuidado com o Ministério da Verdade. Me sinto já morando na Oceania.

  9. Isto é inconstitucional!!!
    Esta turma tem que ser banida do país !! Querem impor comunismo chinês na marra em cima do povo!! Isto é controle social!!!

  10. Oba!!! Vamos saber todas as verdades. Quem mandou Adélio dar facada, onde foram parar dinheiros desviados apurados pela lava-jato e um monte de coisas obscuras… O país passado a limpo, ôpa! Acordei, estava sonhando.

  11. O MONTANHA É NOVO MINISTRO DA PROPAGANDA DE COMBATE AS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS, UMA MISTURA DE REGIMES AUTORITÁRIOS COMUNO-NAZI-FACISTA. ESTAMOS A BEIRA DO ABISMO. É O ALTO PREÇO PAGO PELA “MAIORIA” UM POVO QUE PREFERE AS MIGALHAS DESTA CLEPTOCRACIA. ONDE OS PODERES ESTÃO MACULADOS E COOPTADOS PELA CORRUPÇÃO. HÁ UMA GUERRA TRAVADA CONTRA O AUTORITARISMO ESCRAVOCRATA. POVO LIBERTO JAMAIS FOGE A LUTA.

  12. E podem ter certeza q tudo q eles mandarem para a justiça será deferido e seguirá adiante. Afinal de contas, a justiça está no bolso do PT faz tempo. Não haverá mais oposição de nenhum tipo, pois tudo aquilo q for dito pela oposição contra essa porcaria de governo será tratado como fake news e, portanto, posteriormente expurgado da mídia. A própria justiça já se antecipou e começou esse processo.

  13. Se eles prometem combater fake-news então o certo é combater eles mesmos e já desmantelar esse muquifo de pelegos,daqui a pouco os patifes estarão queimando livros e arquivos de jornal e mídias que retratam a história nefasta das gestões petistas,tudo em nome da ‘democracia’…

    1. Assim começará a censura, com a desculpas de acabar com aquilo que eles julgarem ser “fake news”. Acontece que, os outros governantes que virão, farão uso dessa mesma ferramenta para calar os seus críticos. Podem ter certeza, hoje, quem bate palmas para a neo-censura que está sendo instalada, amanhã irá será censurado, ou até punido por estar fazendo críticas “fake news” aos seus opositores.

  14. Está certo o Ministro em afirmar que a desinformação mata . Para começar os trabalhos do Ministério, sugiro então, abrir o código fonte do TSE para deixar bem “INFORMADOS” todos os Brasileiros que não sabem para onde foram os seus votos !!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.