Os ministros Cármen Lúcia e Nunes Marques tomarão posse como presidente e vice, respectivamente, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira, 3, às 19 horas.
Com quase 300 convidados confirmados, espera-se ainda, ao fim da cerimônia, um coquetel na sede do tribunal. Entre outras autoridades, estarão no evento os presidentes Lula (República), Arthur Lira (Câmara), Rodrigo Pacheco (Senado), Luís Roberto Barroso (STF), Beto Simonetti (OAB) e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A nova gestão deve ter um perfil mais “sóbrio”, em virtude da postura “apaziguadora e de diálogo de Cármen”, além da discrição de Nunes Marques, apurou Oeste com servidores experientes da Corte.
Dessa forma, a gestão deve procurar menos embates, sobretudo com aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. A personalidade de Cármen e Nunes Marques se junta a outros fatores que influenciam nessa guinada, a exemplo da chegada de André Mendonça, no lugar de Moraes. Em setembro, Isabel Gallotti assumirá a Corregedoria do TSE, no lugar de Raul Araújo. Portanto, herdará processos de investigação. Isabel tem o mesmo perfil de Araújo: técnico, e não político.
Pautas prioritárias de Cármen Lúcia
Nos bastidores, fala-se que Cármen vai priorizar a regulamentação da inteligência artificial (IA), como parte do enfrentamento da Corte às “fake news“, em vez de cassações e processos similares, como fez Moraes. Cármen é autora de resoluções feitas no início deste ano.
Além disso, a ministra vai ainda pôr em prática um curso de capacitação para juízes nos Tribunais Regionais Eleitorais, sobre como lidar com a IA.
Cármen também vai dar mais atenção ao “combate à fraude à cota de gênero”, afirmou uma fonte.
Leia também: “O aparato de vigilância do TSE”, reportagem publicada na Edição 215 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Pelo que já demonstrou inúmeras vezes, Nunes Marques será um mero figurante e Carmem Lúcia, pelo discurso proferido em que ” elogiou ” seu antecessor, vai aproveitar o mesmo discurso…
Os fatos são ameaçadores para aqueles que investem em fraudes. Isso explica o ímpeto do Xandão em punir aqueles que se expressão e que entendem a fraude das eleições, onde os votos inauditáveis elegem o candidato de estimação do TSE. O povo deve continuar protestando essa fraude. Temos que ter uma transparência verdadeira e votos auditáveis.
Deveriam é acabar com essa jabuticaba jurídica que é esse infame TSE , aproveitando deveriam acabar com essa justiça trabalhista que só prejudicam o povo !
A necessidade deste TSE que precisa ser revista. Na minha opinião, só serve para inflar o poder dos poderosos em Brasília. As custas do suor do dinheiro do povo.
Qual a necessidade de uma comemoração com 300 convidados para um ato absolutamente rotineiro e corriqueiro? Ninguém em Brasília precisa trabalhar?
De onde menos se espera é que não saí nada mesmo
CERTEZA DESONESTOS!!! Não percam tempo criando esperanças , deixando-se iludir por essas “instituições corrompidas” há 35 anos tomamos a direção do crime, do atentado contumazes ao bom senso social, ou seja, GENTE HONESTA TEM prioridades ABSOLUTAS!… Estão dividindo as migalhas do “bolo do Delfin” com os BANDIDOS! Infelizmente SÓ uma revolução das forças do BEM haverá alguma esperança pro BOSTIL! CADÊ as pessoas de Fibra cansadas de pagar a conta pra Bancar a Bandidagem!?!? Cadê!?
Não se pode esperar nada de quem apoia o cala boca. TSE uma jaboticaba q nem deveria existir. Custa um fortuna ao povo.
Carmem Lúcia não tem personalidade, aderiu ao q existe de pior no Judiciário, um ditador.
Envergonha as mulheres .
Absolutamente nada. Dois inúteis.
Um Ministra sem personalidade …. Fraca!…continuará subserviente ao Tirano Ditador …. censura só até segunda-feira … e estamos aguardando essa segunda-feira há mais de três anos
Mudará muito pouco com estes dois vaselinas.